SNS poupou 24 milhões de euros em urgências e internamentos graças à rede solidária de medicamentos

Porto Canal
Criada em 2016, o Programa Abem permite que as pessoas mais carenciadas consigam comprar medicação. Esta rede solidária já ajudou mais de 30 mil pessoas desde a sua criação e fez o Serviço Nacional de Saúde poupar 24 milhões de euros.
A Associação Dignitude criou o Programa Abem, que permite que todas as pessoas, consigam usufruir de medicamentos necessários ao seu bem-estar, independentemente da sua situação socioeconómica.
O Jornal de Notícias avança que um em cada dez portugueses não tem possibilidades económicas para comprar medicação prescrita pelo médico – cerca de um milhão de pessoas.
Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude, afirma, ao mesmo jornal, que houve um investimento de 7,5 milhões de euros, “o que permitiu ao SNS poupar cerca de 24 milhões de euros em episódios de urgência e internamentos".
Após uma análise do impacto desta ação solidária, é possível comprovar que o acesso a medicamentos possibilita a redução de internamentos e episódios de urgência e da necessidade de aceder a subsídios por doença e incapacidade no Sistema de Segurança Social.
O programa já doou mais de dois milhões de medicamentos a cerca de 17 mil famílias. A iniciativa está presente em todos distritos do país, inclusive nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Cerca 67,3% da população tem acesso e envolve 225 entidades e 1156 farmácias. Este projeto é apoiado por Portugal Inovação Social e utiliza Fundos da União Europeia. Recebe contributos dos parceiros e das doações da sociedade.
A iniciativa, apoiada pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, tem contado com os contributos dos parceiros e das doações da sociedade.