Guimarães, Famalicão e Braga vão avançar com videovigilância

Guimarães, Famalicão e Braga vão avançar com videovigilância
| Norte
Porto Canal/Agências

Os municípios de Guimarães, Famalicão e Braga vão avançar com a instalação de sistemas de videovigilância nas ruas, anunciou esta quinta-feira o presidente da Câmara de Guimarães, acrescentando que esse trabalho está a ser realizado com a PSP.

“A videovigilância está a ser trabalhada com o Comando Distrital [de Braga da PSP], nomeadamente com o comandante distrital da PSP. Iniciámos esse trabalho, que é um trabalho em cooperação com os três municípios que fazem parte do Comando Distrital [de Braga], que são Guimarães, Braga e [Vila Nova de] Famalicão”, adiantou Domingos Bragança (PS) aos jornalistas, após a reunião do executivo.

O autarca espera que o sistema de videovigilância entre em vigor “o mais breve possível”, sem, no entanto avançar uma data, pois isso “dependerá muito de alguns pareceres e enquadramentos que não são controlados pelo tempo”.

Quanto aos locais onde serão instaladas as câmaras de vigilância, Domingos Bragança diz que ainda não se chegou a essa fase.

“A definição dos sítios de melindre é um trabalho que só será feito quando a PSP tiver todo o regulamento e enquadramento, e o acordo que será estabelecido entre as [tês] câmaras municipais. E para já não temos”, respondeu o presidente do município vimaranense.

Domingos Bragança assumiu ser a favor da instalação do sistema de videovigilância “para dissuasão das incivilidades”, alertando, contudo, para o equilíbrio que defende ter de existir.

“É esse o equilíbrio que temos de atender: entre os que defendem total liberdade de cada cidadão no espaço público, e aqueles que entendem que a segurança faz parte dessa liberdade e sem segurança não há liberdade. É preciso segurança no espaço público. E tem de se colocar limites às incivilidades e até aos crimes no espaço público”, salientou o autarca.

Quanto ao projeto em si, o presidente da autarquia de Guimarães explica que o Comando Distrital de Braga da PSP propôs ao município que “suporte a aquisição das plataformas digitais e das câmaras da vídeo”.

“Depois teremos em conta a cooperação e o modo de suportar financeiramente, aí também já com o Comando da PSP, o suporte central dos dados, que, obviamente, ficarão sediados no Comando Distrital da PSP. Tendo em conta também o Comando da Polícia de Segurança Pública de cada cidade, nomeadamente de Guimarães, com os senhores comandante locais, e o trabalho que o município poderá dar de suporte. E é esse trabalho que estamos a fazer”, referiu Domingos Bragança.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.