Navio Escola Sagres deixa águas do Douro rumo ao Porto de Leixões 

Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Após 25 anos, o navio-escola Sagres voltou a atracar no rio Douro para ser um dos protagonistas das comemorações do Dia da Marinha, que decorreram na Invicta de 18 a 21 de maio. Durante vários dias, a imponente e emblemática embarcação fez as delícias de miúdos e graúdos, sendo visitado por milhares de curiosos. Depois desta curta estadia na paisagem portunese, o navio está a ser, na manhã desta quinta-feira, rebocado para largar da Ribeira em direção ao Porto de Leixões. 

Este foi um momento inédito, dado que além de não atracar no Douro desde 1998, o navio-escola Sagres nunca havia atracado na margem do Porto, dado que, nas três vezes que esteve no Douro atracou em Vila Nova de Gaia. 

Durante quatro dias, de quinta-feira a domingo, o navio-escola pôde ser visitado gratuitamente pela população, iniciativa inserida nas comemorações do Dia da Marinha que, este ano, decorreram no Porto.

Porto Canal

Porto Canal

O objetivo desta iniciativa passou por aproximar a sociedade da Marinha e mostrar às pessoas que este ramo das Forças Armadas é um instrumento do Estado português na sua ação no mar. E a curiosidade não podia ter sido maior. Segundo avançou o Município do Porto, com dados disponibilizados pela Marinha portuguesa, só no sábado registaram-se oito mil visitas ao navio, sendo que de quinta-feira a domingo, o número de visitantes já era superior a 25 mil pessoas.

O Navio Escola tem agora partida para a Colômbia, onde vai passar três meses em missão.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.