Viana celebra centésimo aniversário do elevador de Santa Luzia em junho

Viana celebra centésimo aniversário do elevador de Santa Luzia em junho
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Viana do Castelo vai assinalar o centenário do elevador de Santa Luzia com um conjunto de iniciativas que decorrem entre os dias 02 e 04 de junho, foi esta quarta-feira divulgado.

O elevador de Santa Luzia foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa e inaugurado a 02 de junho de 1923, através da Empreza do Elevador de Santa Luzia.

Em 2005, foi transferido para o domínio público do município. Com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé, o funicular permite também o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes.

Com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

O programa dos 100 anos do elevador, “verdadeiro ex-libris da cidade e ponto de visita obrigatório para os turistas” incluiu a ação estação dos sabores “Food & Drinks”, oficinas infantis “O elevador criativo” e o desafio “Aprende a conduzir com a By Wheels”.

Será ainda inaugurada a exposição “O Elevador de Santa Luzia: um património centenário”, seguida de teatro infantil com O Bicho Papelão.

Um concerto com os Contraponto, as atuações do DJ Padre Guilherme e Pedro Faria, são as iniciativas previstas para dia 02 de junho.

No dia 03 de junho, será promovida a caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”, com visitas à Citânia e ao Zimbório e, no dia 04 de junho, acontece o II Vertical Elevador de Santa Luzia, uma competição de ‘SkyRunning’ disputada em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.