Cedência de direito de superfície no Bairro da Maceda é aceite pelo Executivo

Cedência de direito de superfície no Bairro da Maceda é aceite pelo Executivo
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

Na reunião da passada segunda-feira, o Executivo municipal tomou uma decisão unânime ao ceder o direito de superfície de seis blocos habitacionais à Associação de Moradores do Bairro da Maceda, em Campanhã. Esta medida visa solucionar uma situação que se arrasta desde 1978. O acordo estabelecido abrange um período de 70 anos, contados a partir da data de ocupação dos 33 fogos, com a possibilidade de prorrogação por mais 35 anos.

Em 2019, a proposta já tinha sido discutida pelo Executivo, porém, devido a um “caso de desconformidade urbanística” relacionada com uma construção adicional que ocupava a via pública, a proposta precisou de ser retirada.

A proposta agora aprovada, assinada pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público e de Habitação, Pedro Baganha, menciona que estão em andamento os procedimentos para regularizar essas infrações urbanísticas e salienta que estas não são impedimento para a conclusão da cedência do direito de superfície.

Desta forma, o Município atende à solicitação feita pela Associação de Moradores do Bairro da Maceda para a regularização cadastral dos terrenos onde se encontram os seis blocos, construídos em terreno municipal.

Como condições para a realização da cedência, a associação não poderá alienar o direito de superfície sem a autorização do Município e só o poderá fazer 20 anos após o acordo. Para além disso, o Município terá sempre direito de preferência na alienação.

Pedro Baganha acrescenta também que os blocos serão destinados apenas para a habitação dos associados, não sendo permitido o fracionamento em unidades autónomas.

“O valor venal global dos prédios é de cerca de 734 mil euros, tornando-se devido o preço de 4,99 euros por fogo (cerca de 164 euros no total), pago no ato da escritura”, explicou a autarquia.

 

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.