Porto com aumento de 23% nas rendas das casas desde o verão

Porto com aumento de 23% nas rendas das casas desde o verão
| Porto
Porto Canal

Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário reflete forte crescimento dos valores praticadas nos novos contratos realizados nas duas maiores cidades portuguesas, Porto e Lisboa. 

Os novos contratos de arrendamento habitacional firmados no 1º trimestre deste ano em Lisboa e no Porto, correspondiam a rendas de 23% acima da prática de mercado no 2º trimestre do ano transato momento que antecedeu o anúncio do Governo sobre a imposição de limites à atualização das rendas neste ano a 2%.

No trimestre em causa, a renda média praticada nos novos contratos de arrendamento em Lisboa atingiu os 18,2 euros/m² e o Porto chegou aos 14 euros/m². Posto isto, em Lisboa e no Porto, a renda média por casa era de 1480 e 1064 euros, respetivamente.

O Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário é um projeto que acompanha a evolução das rendas fixadas nos novos contratos de arrendamentos habitacionais.

A subida observada desde o verão passado representa um ciclo de aumentos em cadeia acentuados dos últimos três trimestres. Tanto em Lisboa como na Invicta, as rendas dos novos contratos estavam a 10% acima do trimestre anterior, o que representa uma variação trimestral inédita, no que terá sido uma reação imediata dos proprietários ao anuncio do Governo de que as atualizações das rendas em 2023 teriam um teto máximo de 2%, constata o databank.

Através dos novos contratos, com uma variação em cadeia de 6,0% em Lisboa e de 8,0% no Porto, o último trimestre do ano ratificou a postura defensiva dos proprietários em antecipar perdas futuras.

No arranque de 2023, já sob o conhecimento do programa público “Mais Habitação”, os novos contratos de arrendamento para habitação voltaram a praticar rendas mais elevadas que no trimestre anterior, com novo aumento de 6,0% em Lisboa. No Porto, a subida trimestral foi mais contida, ficando em 2,0%.

+ notícias: Porto

145 dias de UNIR. O relato na primeira pessoa dos utentes que esperam e desesperam

1 de dezembro de 2023. Depois de sucessivos adiamentos, arrancava a operação da rede UNIR, um projeto de 17 municípios que juntava num único serviço e imagem todos os transportes públicos rodoviários da área metropolitana do Porto, com exceção da STCP. Mais de quatro meses depois, a empresa está longe de atingir os objetivos a que se propôs. Diariamente, milhares de utilizadores contestam o compromisso assumido pela UNIR de garantir “uma nova forma de mobilidade” que se materialize em “mais linhas, mais horários, maior cobertura, mais conforto e mais amiga do ambiente”.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.

Voluntários serviram mais de 200 mil refeições a sem-abrigos do Porto em 2023

Quinze organizações voluntárias entregaram mais de 224 mil refeições a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Porto o ano passado, fruto de um investimento de 1,17 milhões de euros, revelou esta quarta-feira uma das entidades.