Porto entre os 10 melhores destinos residenciais de luxo

Porto entre os 10 melhores destinos residenciais de luxo
| Porto
Porto Canal

O Porto e o Algarve integram os 10 melhores destinos residenciais de luxo do mundo em 2022, de acordo com o ranking “Prime Internacional Residential Index”, baseado no “The Wealth Report”. Pela primeira vez o Porto encontra-se no conjunto, ocupando a 10ª posição, à frente de Hamptons, Zurique e Cannes. O Algarve encontra-se em 7º lugar no ranking.

Esta lista é elaborada todos os anos pela Knight Frank e acompanha o desempenho dos imóveis de luxo de 100 localizações do mundo. Atualmente, o Algarve faz farte dos cinco destinos de sol mais procurados no ano passado, ficando atrás do Dubai, Miami, Bahamas e Atenas.

De acordo com o jornal ‘PÚBLICO’, o Porto destaca-se pela sua subida de 12,7% a nível de preços no mercado de imobiliário de luxo, mesmo com a atual situação global desafiante. Esta tendência verifica-se ainda mais no Algarve, registando-se uma subida de 15,5% no ano passado.

À semelhança do ano anterior, Lisboa também se encontra no ranking, ocupando a 40ª posição. Na capital, o mercado de luxo foi marcado por um crescimento de 6%.

Segundo o ‘PÚBLICO’, o “The Wealth Report” prevê que os preços do imobiliário de luxo subam 2% este ano nas 25 cidades monitoradas. Já em Lisboa é prevista uma subida de 4%, sendo equiparada com Dublin, Madrid e Paris e crescendo mais do que o Mónaco (3%) e Nova Iorque (2%).

Atualmente, Lisboa é considerada como uma cidade com os mercados residenciais de luxo mais caros do mundo. Na cidade, 1 milhão de dólares permite comprar 96 metros quadrados, enquanto, por exemplo, em cidades como o Dubai, o mesmo valor permite comprar 105.

Relativamente aos padrões de compra, segundo o ‘PÚBLICO’, Portugal é um dos países preferidos dos investidores norte-americados, figurando pela primeira vez top 5 dos investidores. Apesar disso, os investidores do Reino Unido continuam a ser os primeiros na lista de proprietários estrangeiros, seguindo-se os franceses, os holandeses e, em 4º lugar, os norte-americanos.

Alex Koch de Gooreynd, da Knight Frank, testemunha o aumento da procura nacional de produto residencial, afirmando que Portugal passou de um mero local de residência de férias para um dos destinos mais procurados por famílias que pretendem mudar de estilo de vida.

+ notícias: Porto

Notícia Porto Canal. IEFP quer empresários fora do CACE do Porto até ao final de Dezembro

O IEFP tem a decorrer contratos de arrendamento celebrados com empresários instalados no CACE do Porto, mas entre janeiro e fevereiro, durante reuniões informais, informou-os de que deveriam abandonar o espaço até ao dia 31 de Maio. A notificação oficial para saírem nunca chegou, nem uma explicação em relação ao seu futuro. Agora, o Instituto esclarece ao Porto Canal que durante o mês de junho vai enviar uma notificação oficial com a data final de 31 de dezembro de 2023 para a restituição do espaço.

Desbloqueado futuro da escola n.º 85? Executivo do Porto vai votar revogação de contrato com Junta de Freguesia da Foz do Douro

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na segunda-feira a revogação do contrato de cedência temporária, celebrado em 10 de julho de 2018, entre o Município do Porto e a União de Freguesias de Aldoar, referente à escola n.º 85, localizada junto ao Passeio Alegre.

Sete artistas 'inundam' de novas histórias caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira

As caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira estão a ganhar novas cores. Foi aberto um concurso no âmbito do Programa de Arte Urbana do Município do Porto e os artistas selecionados já começaram a colorir esta histórica rua portuense, dando-lhe nova vida.