Academia Europeia de Inovação regressa ao Porto

Academia Europeia de Inovação regressa ao Porto
Foto: Miguel Nogueira|Porto
| Norte
Porto Canal

Considerado o maior programa de inovação e empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, a Academia Europeia de Inovação (EIA, sigla em inglês) será entre 16 de julho e quatro de agosto e manter-se-á na cidade, pelo menos, até 2026. A iniciativa conta a presença de especialistas de empresas com a Google, a Amazon, a Microsoft ou a Facebook e com centenas de estudantes vindos das mais prestigiadas universidades.

Segundo avança o Município do Porto, o objetivo do EIA, para o vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, é, a partir da transformação individual dos jovens, indiretamente, transformar o próprio Porto, num futuro próximo.

“A inovação transformará a cidade desde que sejamos capazes de trabalhar com todos, sendo quem nos visita uma parte muito importante e ativa”, afirmou, na sessão de apresentação do evento, na reitoria da Universidade do Porto.

Em 2022, Filipe Araújo confirma que a iniciativa acolheu no Porto mais de 500 estudantes de 46 universidades e 27 entidades. O evento, foram, ainda, introduzidas 125 ideias de negócio.

Este programa, inclusive, é considerado, pelo vice-presidente, um ramo da estratégia do Município no apoio à inovação, onde se inclui o Porto Innovation Hub.

Já para António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, a experiência é caracterizada como “ímpar” para os estudantes universitários, uma vez que vivem “uma enriquecedora experiência de empreendedorismo, inovação e tecnologia”.

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.