Governo só cumpriu “17% do total das metas do PRR”

| Economia
Porto Canal

O governo só cumpriu “17% do total das metas do PRR”, o Plano de Recuperação e Resiliência afirma Mariana Vieira da Silva, fundos que têm de ser executados até 2026.

A ministra da Presidência refere que um novo pedido de desembolso está dependente da entrega da reprogramação do PRR, entrega que o país falhou em abril. Contudo, o governo português espera submeter, em breve, a Bruxelas.

“Depois da reprogramação estaremos em condições de fazer um novo pedido de desembolso, dando prova da concretização das medidas que estavam previstas no terceiro e no quarto pedido de desembolso e que estão à espera do fim desta reprogramação”, afirmou a ministra da Presidência em entrevista à Antena 1 e ao Negócios.

O PRR começou a ser implantado em 2021. O envelope português está avaliado em 16,6 mil milhões de euros, mas o Governo já demonstrou intenção em aumentá-lo para valores superiores a 20 mil milhões de euros.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.