Nelson Silva, candidato à liderança do PAN, diz que partido merece "muito melhor”

Nelson Silva, candidato à liderança do PAN, diz que partido merece "muito melhor”
Foto: Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

O candidato à liderança do PAN Nelson Silva defendeu que o partido “merece mais e melhor, muito melhor” e afirmou que se for eleito porta-voz vai acabar com a “lógica de militantes de primeira e militantes de segunda”.

“A candidatura ‘Mais PAN’ pretende abrir o PAN às suas pessoas, à sociedade, e convida a um maior escrutínio das suas lideranças”, afirmou, durante a apresentação da moção global de estratégia que apresentou ao IX Congresso do PAN, que decorre este sábado em Matosinhos (distrito do Porto).

O antigo deputado apontou que “o que realmente difere” na sua candidatura daquela protagonizada pela atual porta-voz, Inês de Sousa Real, “é o sentido de democracia que queremos que o PAN tenha, é o tipo de partido que queremos ser de hoje em diante”.

“Por mais propaganda interna que seja veiculada em forma de bolha com o objetivo de confundir, denegrir ou enganar, o que é diferente nas suas moções globais de estratégia não são linhas programáticas nem redefinições ideológicas do nosso partido”, considerou.

“Teremos uma real separação de poderes, maior fiscalização quer a nível político, quer a nível financeiro entre congressos, iremos dar igual voz a todas as pessoas do PAN, possibilitando eleições diretas a quem delas queira fazer parte e terminando com a lógica de militantes de primeira e militantes de segunda”, defendeu.

Nelson Silva indicou também que propõe “simplificar o processo de candidatura dentro do partido, para fomentar, incentivar a participação ativa” dos filiados, além da passagem de um para dois porta-vozes “de géneros diferentes”.

O candidato à liderança propõe ainda “mais fóruns de debate político interno”, abrir o partido “à participação das pessoas”, e “voltar a conquistar a credibilidade perdida e a confiança não só dos votos que perdemos, mas também a conquista de novos votantes que sintam a forte mensagem do PAN”.

“Iremos finalmente aplicar dentro o que defendemos para fora. O PAN merece mais e melhor, muito melhor, e para isso contarão com certeza com esta candidatura”, garantiu.

O antigo dirigente – que integrou a Comissão Política Nacional de Inês Sousa Real, mas saiu no passado com críticas à democracia interna – indicou igualmente que a sua direção irá “dar mais força às estruturas locais, recuperando a autonomia que a direção que agora cessa o seu mandato lhes roubou”.

“Iremos dar uma verdadeira autonomia às comissões políticas regionais da Madeira e Açores, sem obrigar a terem de ir a uma espécie de beija-mão à Comissão Polícia Nacional para poderem ter ação política específica e necessária para o seu território. Criaremos uma juventude com liberdade para pensar, agir e participar com autonomia e com uma voz ativa nos órgãos decisórios do partido”, afirmou.

Sobre a orientação política que deve guiar o PAN no futuro, Nelson Silva considerou que “a causa animal fundou o PAN e será para o PAN sempre uma prioridade”.

Apontando também que “a ecologia passou a ser um bastião do PAN”, o candidato a porta-voz considerou que “separar a causa animal da ecologia ou dizer que ecologia é mera proteção do ambiente não é só conceptualmente errado, mas também politicamente ignorante”.

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.