Plano de Arborização da Câmara visa “orientar” e “auxiliar” o Porto a adequar as espécies vegetativas ao espaço público

| Porto
Porto Canal/Agências

O Plano de Arborização da Câmara do Porto visa “orientar” e “auxiliar” o município a adequar as espécies vegetativas ao espaço público e define os “requisitos” para arborizar em determinadas zonas da cidade, afirmou esta quarta-feira o vice-presidente Filipe Araújo.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente, Filipe Araújo, destacou que depois da aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM), em 2021, a "preocupação" do município foi proceder à criação de um "plano estratégico de arborização", elaborado ao longo dos últimos dois anos por uma equipa multidisciplinar.

Coordenado pela Associação Biopólis, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), com o apoio do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do território, o plano municipal é uma "orientação para os programas de arborização de ruas, avenidas e outros espaços” na cidade.

Com o intuito de "minimizar o esforço de manutenção e minimização de riscos", o plano está estruturado em três fases: Caracterização e diagnóstico da situação existente, proposta de plano e protótipos de intervenção.

"Este trabalho foi feito essencialmente para perceber aquilo que são as árvores que neste momento que temos na cidade, portanto, uma caracterização e diagnóstico existente. Depois, perceber as árvores que podemos ter numa lógica de um plano de arborização, e também perceber quais são as ruas onde temos árvores, mas que não se coadunam ou cujas espécies não são adequadas ao território", esclareceu.

Com este plano de arborização, o município passa a "conhecer de forma muito pragmática" e com "reconhecido respaldo científico" os requisitos para arborizar: "largura e dimensões abaixo das quais não vale a pena pensar em árvores".

"São agora mais claros os princípios de fundo que devem orientar a arborização e o que devemos evitar se queremos ter árvores saudáveis e seguras", referiu, notando que este é um plano "flexível" e que proporciona "caminhos alternativos"

De acordo com o plano, na cidade do Porto, existem 191 quilómetros de ruas arborizáveis, 156 quilómetros de ruas arborizadas e 377 quilómetros de ruas não-arborizadas. Das ruas já arborizadas, 23,9% têm espécies inadequadas e 7% contêm espécies infestantes/exóticas.

O plano, que foi hoje apresentado na Biblioteca Almeida Garrett, permite assim "adequar o espaço da arborização ao espaço público disponível", relacionando "espaços e espécies de modo concordante para um período de 20-30 anos".

"Não é uma perspetiva apenas de espaço público e ordenamento", referiu Filipe Araújo, notando que o plano enquadra-se com outros fatores, como com os corredores de ventilação, as zonas onde há maior degradação da qualidade do ar na cidade e as alterações climáticas.

"Este é um plano estratégico e muito importante na perspetiva de longo prazo de aumentarmos a floresta urbana", destacou o vice-presidente, esclarecendo que o plano vai ser posto em prática mediante as intervenções a desencadear na cidade.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.