"Em momento algum me foram solicitadas as notas” mas sabiam da existência, diz Frederico Pinheiro

"Em momento algum me foram solicitadas as notas” mas sabiam da existência, diz Frederico Pinheiro
| País
Porto Canal/Agências

O ex-adjunto de João Galamba disse esta quarta-feira que “em momento algum” lhe pediram as notas da reunião preparatória de janeiro com ex-CEO da TAP, mas "sabiam da sua existência”, e revelou um "apagão" às mensagens do telemóvel.

“Em momento algum me foram solicitadas as notas [da reunião preparatória], sendo certo que sabiam da sua existência”, afirmou Frederico Pinheiro na comissão de inquérito à TAP, referindo-se a uma reunião em 05 de abril, para abordar o tema da reunião preparatória do grupo parlamentar do PS com a ex-presidente executiva (CEO) da TAP, em janeiro.

Naquele momento, disse o ex-adjunto, foi comunicada a existência de notas, como sempre tirava, e que se tratava de um documento informal, “com gralhas”.

“A dr. Eugénia Correia, que me pareceu desconhecer a reunião de 16 janeiro [entre o ministro João Galamba e a ex-CEO, Christine Ourmières-Widener] indicou claramente que não seria revelada a existência da reunião entre o ministro e a então CEO e indicou ainda que em caso de requerimento da comissão parlamentar de inquérito as notas não seriam entregues”, afirmou Frederico Pinheiro.

Maria Eugénia Correia, chefe de gabinete de João Galamba, pediu então todas as comunicações entre Frederico Pinheiro e a ex-CEO da TAP, mas o ex-adjunto informou-a de que tal não era possível, uma vez que a gestora tinha a opção de apagar automaticamente as mensagens no Whatsapp ao fim de alguns dias.

Segundo Frederico Pinheiro, Maria Eugénia Correia ordenou uma intervenção no telemóvel do ex-adjunto, que, segundo o inquirido, resultou num “apagão” das mensagens no equipamento.

+ notícias: País

Tampas presas às garrafas reúnem consenso entre os portuenses

Desde 3 de julho de 2024 que as garrafas de bebidas de plástico em Portugal passaram a estar obrigatoriamente presas ao gargalo. Esta mudança, que surgiu através de uma diretiva europeia, tem o objetivo de reduzir a utilização de componentes plásticos, promover a reciclagem, e aparenta ter sido recebida de forma positiva pela generalidade dos portuenses. Apesar dos relatos do ângulo da tampa poder provocar algum desconforto no ato de beber, parece ser consensual a opinião de que esta é uma medida com vantagens para o ambiente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.