Museu da Memória em Matosinhos acolhe exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”

Museu da Memória em Matosinhos acolhe exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”
Câmara Municipal de Matosinhos
| Norte
Porto Canal / Agências

O Museu da Memória de Matosinhos inaugura no sábado, pelas 16h00, a exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”, uma representação popular dos locais, monumentos e figuras típicas da Leça da Palmeira de antigamente, adiantou esta terça-feira a câmara local.

A mostra inclui cerca de uma centena de peças e bonecos em madeira e cartão construídos de raiz nos últimos 100 anos por três gerações da família Soares, bem como documentos, fotos e vídeos, referiu na sua página oficial.

“João da Silva Ferreira Soares (1927-2006), também conhecido por João “Alfaiate” ou João “Cafoca”, alfaiate, artesão e poeta popular de Leça da Palmeira cumpria anualmente a tradição de construir cascatas sanjoaninas, maioritariamente na Rua das Icas, no lugar da Amorosa, que fascinaram e alimentaram os sonhos de várias gerações de crianças”, frisou.

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.