DGArtes considera que rede de teatros mudou paisagem cultural do país

DGArtes considera que rede de teatros mudou paisagem cultural do país
| País
Porto Canal/Agências

O Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, afirmou esta quinta-feira que a rede de teatros mudou a paisagem cultural em Portugal e diminuiu assimetrias no acesso à cultura.

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) que esta quinta-feira reuniu, nas Caldas da Rainha, cerca de 300 criadores e programadores de todo o país “contribuiu para a mudança da paisagem cultural em Portugal, porque está distribuída por todo o país”, disse à agência Lusa o Diretor Geral das Artes à margem do encerramento do que considerou ser “um encontro pioneiro”.

Apesar do ainda curto historial a rede, que conta atualmente com 85 teatros e equipamentos culturais credenciados, contribuiu para levar “apoios a todo o país” o que, no entender de Américo Rodrigues “corrige a questão das assimetrias regionais do acesso à cultura”.

A rede “deu um contributo para atenuar [assimetrias]” vincou, sustando que “a circulação projetos por todo o país põe programadores e artistas a construírem a dinâmicas”.

A expectativa do diretor Geral das Artes é que a rede “conheça, até junho, um novo alargamento de equipamentos a manifestarem interesse em se credenciarem”, já que até julho deverá ocorrer a abertura de candidaturas para apoios aos teatros e cineteatros da rede, com um dotação de 2,5 milhões de euros por ano até 2027, num total de 10 milhões de euros.

Américo Rodrigues presidiu esta quinta-feira ao encerramento da iniciativa “Diálogos em Rede" - Encontro entre Artistas e Programadores da RTCP - Rede de Teatros e Cinemas Portugueses, realizado pela primeira vez e do qual fez “um balanço mito positivo”.

O encontro contou “com mais de 260 participantes, 447 reuniões formais, variadíssimas reuniões espontâneas e 73 apresentações de projetos artísticos”, afirmou o responsável pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), admitindo a intenção de o replicar noutras zonas do país e de alargar o programa a dois dias de trabalhos.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.