Governo: Crise pode tornar mais difícil regresso aos mercados - Moody's

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jul (Lusa) -- A agência Moody's considera que o regresso de Portugal aos mercados será agora mais difícil, mas que no 'rating' dado a Portugal já é assumido com grande probabilidade a necessidade de um segundo resgate.

"A Moody's está a acompanhar os desenvolvimentos políticos em Portugal. Claramente, a demissão ministerial cria incerteza política e incerteza sobre o curso da política orçamental daqui em diante. A capacidade de Portugal de regressar aos mercados de capitais como planeado é também mais incerta na atual conjuntura", afirma Kathrin Muehlbronner, analista que segue Portugal e vice-presidente da agência de notação financeira, em declarações enviadas à agência Lusa.

A analista diz também que a próxima revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira (que ainda tem início marcado para 15 de julho) será muito importante para a agência, que mantém ainda o 'rating' [avaliação] de Portugal no terceiro nível após a chamada escala de investimento, no qual a dívida já é considerada como 'lixo'.

A Moody's diz que a nota que dá à dívida púbica portuguesa já reflete as dificuldades de implementação inerentes ao programa de consolidação orçamental e de reformas estruturais e que "sempre assumiu uma grande probabilidade de Portugal poder precisar de mais apoio externo para além do atual programa".

Pedro Passos Coelho anunciou na terça-feira que tenciona manter-se como primeiro-ministro, numa declaração ao país, feita na sequência do pedido de demissão de Paulo Portas do cargo de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Na mesma declaração, o primeiro-ministro disse que não aceitou o pedido de demissão de Paulo Portas, pelo que não propôs a exoneração ao Presidente da República do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Pedro Passos Coelho comunicou a intenção de esclarecer as condições de apoio político ao Governo de coligação com o CDS-PP e o sentido da demissão do ministro Paulo Portas.

NM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.