Câmara Municipal de Matosinhos espera "grande adesão de público" no Senhor de Matosinhos

Câmara Municipal de Matosinhos espera "grande adesão de público" no Senhor de Matosinhos
| Norte
Porto Canal

A Festa do Senhor de Matosinhos está quase aí à porta para encher de animação esta cidade do distrito do Porto. O arranque dá-se no próximo dia 19 de maio. 

Esta festividade considerada a maior do Norte do país conta com um orçamento de “300 mil euros”, mais elevado comparativamente ao ano transato, e estima-se que receba 1,8 milhões de pessoas, segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos expressa à mesma fonte que “a Câmara está à espera de uma grande adesão de público” e face a essa crença está a ser desenvolvido “um grande dispositivo, articulado entre a PSP, Proteção Civil e Polícia Municipal-só na noite do fogo de artifício, no dia 27, estarão mais de duas centenas de profissionais no terreno”.

Para além disso, haverá “um posto médico avançado no meio da festa”, acrescenta Fernando Rocha.

O vereador sugere aos visitantes que se desloquem para a festa "preferencialmente de metro", sublinhando que "haverá reforço de carruagens". Se os veículos pessoais forem a escolha do público, Fernando Rocha faz uma recomendação: "procurem parques de estacionamento na periferia."

O ex-líbris da noite, o fogo de artifício, será da responsabilidade da "Macedos Pirotecnia - que costuma fazer o S.João do Porto e de Gaia e a Passagem de Ano na Madeira", sendo  lançado do interior do Porto de Leixões, com uma duração de 25 minutos, comunica Fernando Rocha ao JN.  

Outro dos momento alto desta festa é a procissão, que acontece no dia 28 pelas 16 horas. 

O músico português, Fernando Daniel é o cabeça de cartaz deste evento, subindo ao palco no dia 26 de maio.

A romaria termina a 11 de junho. 

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.