Ovar celebra mês do azulejo com instalação artística criada por 1.100 alunos

Ovar celebra mês do azulejo com instalação artística criada por 1.100 alunos
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Ovar dedica maio à promoção do seu património azulejar e o ponto-alto do programa é a inauguração, no sábado, de uma instalação com cerca de 2.250 azulejos criados por 1.100 alunos do 5.º e 6.º anos.

Segundo revela eta quinta-feira a referida autarquia do distrito de Aveiro, esse projeto do “Maio do Azulejo” tem por base o processo de estampilhagem e começou a ser preparado há alguns meses com as escolas locais, que, tendo desafiado várias turmas a conceberem desenhos ajustados a padrões, selecionaram depois os melhores para aplicar em réplicas de “casinhas”.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, diz que a estampilhagem foi o processo escolhido para esse trabalho coletivo por ser a técnica decorativa que mais se identifica nas fachadas reais do município. “Trata-se de uma técnica semi-industrial, em que a cor é aplicada sobre uma base de vidrado cru, e para cada azulejo são necessárias tantas estampilhas quanto o número de cores a utilizar”, explica.

Uma vez pintados nas escolas, e cozidos à temperatura de 1.030 graus por profissionais na Escola de Artes e Ofícios, os azulejos foram depois montados em 48 estruturas dispostas por uma “Rua das Flores” que, a partir das 15:00 do próximo sábado, ficará em exposição na Praça da República.

“O nosso objetivo era reforçar o contacto da comunidade escolar com o património azulejar do concelho e sensibilizá-lo para a necessidade da sua valorização e preservação. Os professores abraçaram o projeto com o mesmo entusiasmo com que o sonhámos, porque, sendo o módulo-padrão [de azulejo] parte do plano curricular do 2.º Ciclo, é muito importante diversificar as experiências dos alunos para estimular as aprendizagens”, defende Salvador Malheiro.

A sexta edição do “Maio do Azulejo” envolve, contudo, outras atividades, entre as quais, também este sábado, “visitas guiadas, oficinas criativas, sessões com contadores de histórias, performances de dança e teatro, e, para finalizar, um concerto com Teresinha Landeiro no Largo do Tribunal de Ovar” – espaço que o presidente da câmara aponta como “uma referência da azulejaria modernista portuguesa”.

O Largo do Neptuno irá igualmente acolher a mostra de artesanato “Azzelij”, que, organizada pela autarquia em colaboração com associações de artesanato do concelho, reunirá artesãos e criadores com “novas propostas de produtos ou serviços inspirados no tema ‘azulejo’”.

Durante o mês haverá novas oficinas, como a que aborda técnicas de cerâmica criativa, e mais espetáculos, como o concerto de Tiago Bettencourt com duas bandas filarmónicas de Ovar.

O presidente da câmara destaca ainda a exposição com imagens captadas durante o passeio fotográfico que, anualmente, explora a paisagem azulejar do centro da cidade: “Depois das anteriores edições nas freguesias de Válega, São Vicente de Pereira, Cortegaça e Esmoriz, o desafio deste ano foi olhar para as ruas de Ovar – Cidade-Museu Vivo do Azulejo – e explorar todo o seu património edificado, arquitetónico e artístico”.

Para Salvador Malheiro, todas essas iniciativas visam “valorizar uma imagem de marca do concelho”, resultando num programa que, estruturado para vários públicos, é “diversificado, exploratório e inclusivo”.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.