BE pede a Governo que construa novo hospital de Barcelos

Porto Canal / Agências
O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução para a construção do novo hospital de Barcelos, instando o Governo a cumprir uma outra resolução aprovada em dezembro de 2021.
O projeto de resolução, divulgado esta terça-feira, exige ainda que Governo inicie, até ao final de 2023, os procedimentos para a construção do novo hospital, que serve Barcelos e Esposende.
No documento, o Bloco de Esquerda (BE) afirma que a população aguarda “há muitos anos” pela construção de um novo hospital, “promessa muitas vezes efetuada, mas nunca concretizada”.
Para o BE, é “fundamental que este processo seja finalmente desbloqueado, a bem das populações e do seu direito ao acesso à saúde”.
“Não obstante a absoluta necessidade desta unidade para o Serviço Nacional de Saúde e para a região e a qualidade e dedicação dos seus profissionais, a verdade é que o edifício deste hospital há muito que está obsoleto e desajustado, quer à procura, quer às exigências infraestruturais para uma unidade de saúde. Estes constrangimentos só se resolvem com a construção de um novo hospital”, acrescentam os deputados bloquistas.
Referem ainda que “a população servida pelo Hospital de Barcelos é vasta e merece ter acesso aos cuidados hospitalares de que necessita e aos quais tem direito”.
“Barcelos precisa ter um hospital funcional, capaz de dar resposta diferenciada e de qualidade aos utentes da sua área de referenciação”, sublinham.
Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.
O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, atual ministro da tutela.
No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.
O hospital funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.