Igreja projetada por Siza em Marco de Canaveses proposta para Monumento Nacional

Igreja projetada por Siza em Marco de Canaveses proposta para Monumento Nacional
| Norte
Porto Canal / Agências

O diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, propõe ao Governo que a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses, projetada por Álvaro Siza Vieira, seja classificada como Monumento Nacional, segundo anúncio publicado esta sexta-feira em Diário da República.

Segundo a publicação, aquela decisão decorre de uma proposta da secção do património arquitetónico e arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, de 18 de janeiro de 2023, que mereceu a concordância do diretor-geral do Património Cultural.

Vai ainda ser proposta à tutela a manutenção da zona especial de proteção (ZEP) do edificado.

A Igreja de Santa Maria, situada no centro de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, está classificada como monumento de interesse público desde maio de 2013.

Em julho de 2021, por ocasião do 25.º aniversário da inauguração e bênção do edificado, o município do Marco de Canaveses tinha requerido ao Ministério da Cultura a elevação da igreja e do seu complexo paroquial ao estatuto de monumento nacional.

“Pela sua monumentalidade, como projeto e obra de um arquiteto de exceção, [o monumento] materializa um valor de exemplaridade incontornável”, defendia a presidente da autarquia, Cristina Vieira, reforçando que o edificado se assume “como um valor cultural de elevado significado, não apenas para o Marco de Canaveses, mas também para Portugal”.

Em março, foi inaugurada a requalificação da igreja, obra orçada em 1,2 milhões de euros e comparticipada em 85% por fundos da União Europeia.

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.