Igreja projetada por Siza em Marco de Canaveses proposta para Monumento Nacional

Igreja projetada por Siza em Marco de Canaveses proposta para Monumento Nacional
| Norte
Porto Canal / Agências

O diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, propõe ao Governo que a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses, projetada por Álvaro Siza Vieira, seja classificada como Monumento Nacional, segundo anúncio publicado esta sexta-feira em Diário da República.

Segundo a publicação, aquela decisão decorre de uma proposta da secção do património arquitetónico e arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, de 18 de janeiro de 2023, que mereceu a concordância do diretor-geral do Património Cultural.

Vai ainda ser proposta à tutela a manutenção da zona especial de proteção (ZEP) do edificado.

A Igreja de Santa Maria, situada no centro de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, está classificada como monumento de interesse público desde maio de 2013.

Em julho de 2021, por ocasião do 25.º aniversário da inauguração e bênção do edificado, o município do Marco de Canaveses tinha requerido ao Ministério da Cultura a elevação da igreja e do seu complexo paroquial ao estatuto de monumento nacional.

“Pela sua monumentalidade, como projeto e obra de um arquiteto de exceção, [o monumento] materializa um valor de exemplaridade incontornável”, defendia a presidente da autarquia, Cristina Vieira, reforçando que o edificado se assume “como um valor cultural de elevado significado, não apenas para o Marco de Canaveses, mas também para Portugal”.

Em março, foi inaugurada a requalificação da igreja, obra orçada em 1,2 milhões de euros e comparticipada em 85% por fundos da União Europeia.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.