Buscas por jovem desaparecido em Ovar foram retomadas

Buscas por jovem desaparecido em Ovar foram retomadas
| Norte
Porto Canal/Agências

As buscas para procurar o jovem de 25 anos que desapareceu na terça-feira no mar numa praia de Ovar, no distrito de Aveiro, foram retomadas às 8h, mas com menos meios, informou fonte da Capitania do porto local.

Em declarações à Lusa, o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Conceição Dias, disse que o plano para esta quinta-feira é “privilegiar as buscas na orla costeira, numa área de 20 quilómetros, desde Espinho a Torrão do Lameiro, na Murtosa”.

Pelo terceiro dia fazem-se buscas no mar e em terra à procura do jovem de nacionalidade brasileira que desapareceu no mar numa zona entre a praia de Cortegaça Sul e a praia de São Pedro de Maceda, no concelho de Ovar.

No total, segundo o comandante, estão empenhados nas buscas cerca de 20 operacionais da Polícia Marítima e dos Bombeiros.

Além das buscas terrestres com meios todo o terreno há também motas de água, na zona da rebentação, e uma embarcação da Estação Salva-Vidas de Aveiro, numa zona mais afastada.

O comandante referiu ainda que também já foi ativado o psicólogo da Polícia Marítima que “já prestou apoio psicológico quer aos amigos que estavam com o desaparecido quer a familiares do desaparecido no Brasil”.

Embora ainda haja esperança de recuperar o jovem com vida, Conceição Dias referiu que já foram ultrapassadas as 36 horas desde o desaparecimento, que “é o tempo máximo de sobrevivência em situações destas”, adiantando que, pela experiência de casos anteriores nesta zona, “normalmente os corpos derivam para sul e vão dar à praia”.

O jovem que está desaparecido desde as 16h de terça-feira terá entrado na água com um amigo que conseguiu sair pelos próprios meios com dificuldade. O alerta foi dado por um terceiro amigo que ficou no areal.

As buscas foram iniciadas de imediato com a participação de cerca de 40 operacionais, apoiados por um helicóptero da Força Aérea, três motas de água, uma lancha da Estação Salva-Vidas de Aveiro e outra dos Bombeiros de Espinho, além de elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros em terra.

Na quarta-feira, a operação decorreu no mar e em terra, numa área com cerca de 100 quilómetros quadrados, e contou com o reforço do navio hidrográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa, que fez buscas numa área mais afastada da costa.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.