Águeda vai comprar nova ceifeira para limpar a Pateira de Fermentelos

Águeda vai comprar nova ceifeira para limpar a Pateira de Fermentelos
Câmara Municipal de Águeda
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Águeda vai comprar uma segunda ceifeira para limpar os jacintos-de-água da Pateira de Fermentelos e queixa-se que os outros municípios ribeirinhos não atuam na limpeza, disse esta terça-feira à Lusa fonte municipal.

De acordo com a mesma fonte, o procedimento para a aquisição ainda está a ser ultimado e estão a ser realizadas visitas técnicas à Pateira para determinar o equipamento adequado.

O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, admitiu a necessidade de uma nova ceifeira aquática, bem como de realizar uma operação de desassoreamento daquele que é considerado o maior lago natural da Península Ibérica.

“A Pateira está no centro das nossas preocupações”, afirmou o autarca, lamentando que sejam três os municípios confinantes com o lago, “mas só Águeda é que limpa”.

Os outros dois, Aveiro e Oliveira do Bairro, têm outro entendimento, considerando que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente a limpeza da Pateira e dos cursos de água que nela desembocam.

A Câmara de Aveiro, presidida por Ribau Esteves, protestou junto do Ministério do Ambiente e da Ação Climática por não obter, até agora, qualquer resposta ao pedido urgente para uma limpeza de manutenção.

No centro das preocupações de Aveiro está sobretudo o Rio Novo do Príncipe que, à semelhança da Pateira, tem já áreas de água densamente cobertas pela espécie infestante.

Os jacintos-de-água, que chegam a aparecer a sul da Costa Nova e na embocadura da Barra, arrastados pelas correntes, impedem a penetração da luz e reduzem o oxigénio, com impactos ambientais significativos, nomeadamente na vida dos peixes e das algas.

“Quem tem de limpar é a APA, outros municípios podem ter outras interpretações, mas é esse o nosso entendimento, até porque, se houvesse uma mortandade de peixes na sequência de qualquer intervenção, de quem seria a responsabilidade?”, questionou à Lusa fonte do gabinete de Ribau Esteves.

O autarca de Aveiro, que preside também à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, considera que uma operação para evitar a proliferação de jacintos-de-água, que envolva os três municípios e que até já tem uma candidatura aprovada, deve ser antecedida de uma limpeza geral dos cursos de água afetados, a cargo da APA.

A Câmara de Aveiro vem reclamando desde agosto de 2022 essa intervenção, “mas a APA até agora não o fez e a situação piorou”, comentou à Lusa.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.