Requalificação do quartel da GNR em Vila Nova de Paiva arranca ainda este ano

Requalificação do quartel da GNR em Vila Nova de Paiva arranca ainda este ano
Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva anunciou esta segunda-feira, aquando da assinatura do protocolo com o Governo, que a requalificação do quartel da GNR, envolvendo 600 mil euros, terá início este ano.

“O concurso para a obra decorre nos seus ‘timings’ normais, na expectativa de que, até ao final deste mês tenhamos a obra adjudicada e pronta a arrancar. Sim, havendo empreiteiros que concorram, a obra vai ser uma realidade ainda este ano”, afirmou o presidente do município, Paulo Marques.

O autarca socialista assumiu, na sua intervenção, que “já não são expectativas ou intenções”, uma vez que falava na cerimónia de assinatura de protocolo entre a Câmara, a GNR e a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, na presença do ministro José Luís Carneiro.

As obras de requalificação do edifício, que é do Município e têm “execução prevista para um ano”, estão orçadas em cerca de 600 mil euros e são financiadas, na sua totalidade, cujo montante já está “aprovado em Orçamento de Estado”. O dono da obra é a autarquia.

Após a conclusão do empreendimento, adiantou o autarca, a Câmara de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, cede o edifício ao Ministério da Administração Interna (MAI) num “contrato de comodato” por 50 anos, disse à agência Lusa Paulo Marques.

No decorrer da cerimónia, o presidente lembrou o processo que começou com a saída dos militares da GNR, em 2019, para outro edifício municipal, “por falta de condições de segurança” do imóvel que agora vai ser requalificado.

“Findas as obras, teremos um quartel moderno e apto a dar todas as condições físicas e materiais para os nossos militares trabalharem, ao mesmo tempo que libertará o espaço agora ocupado para termos outras valências para as nossas populações”, realçou.

Paulo Marques assegurou que “a segurança pública é, e será sempre, uma prioridade” para o executivo e, por isso, a autarquia está a “fazer um caminho conjunto com o Ministério, lado a lado com os militares”, para contribuir para o “bem-estar das populações”.

A segurança foi também um dos pontos em destacados pelo segundo-comandante da GNR, Maurício Raleiras, e pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que apresentou o investimento e as prioridades do Governo nessa matéria.

“As forças de segurança e a segurança, como disse o presidente da Câmara, são um fator crucial da coesão e do desenvolvimento, na medida em que é com e pela segurança que realizamos as nossas liberdades, direitos e garantias fundamentais”.

Neste sentido, José Luís Carneiro comparou a segurança à saúde: “só se sente a falta [de saúde], quando não há”. E “a segurança é o mesmo valor, só se dá pela falta dela, quando falta” aos cidadãos.

Depois de elogiar as palavras do autarca de Vila Nova de Paiva e de agradecer “todo o empenho e celeridade” no processo de requalificação do edifício, pediu “continuidade no empenhamento” por parte do presidente e dos serviços municipais.

“Para que a obra tenha a execução no ritmo previsto, tendo em vista, no fim do próximo ano, se correr como é expectável, estaremos aqui a inaugurar este investimento”, vaticinou o ministro José Luís Carneiro.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).