Alunos de Sociologia do Porto cancelam palestra de Boaventura Sousa Santos

Alunos de Sociologia do Porto cancelam palestra de Boaventura Sousa Santos
| Porto
Porto Canal

O Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto (NASP) cancelou a palestra de Boaventura Sousa Santos agendada para 22 de abril, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, noticia a revista Visão.

O núcleo de estudantes refere “não estarem reunidas as condições de serenidade”, para que Sousa Santos encerrasse o Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia.

O sociólogo iria encerrar o encontro com a conferência “Caminhos do Ensino da Sociologia em Portugal”.

CES suspende Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins

Os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins foram suspensos de todos os cargos que ocupavam no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O CES afirmou, em nota de imprensa, que Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins estão “suspensos de todos os cargos que ocupavam” na instituição, até ao apuramento das conclusões da comissão independente que a instituição está a constituir para averiguar as acusações de que os dois investigadores e docentes são alvo.

Três investigadoras que passaram pelo CES denunciaram situações de assédio e violência sexual por estes dois membros do centro de estudos, num capítulo do livro intitulado “Má conduta sexual na Academia - Para uma Ética de Cuidado na Universidade”, publicado pela editora internacional Routledge.

“O CES respeita o direito de resposta individual, mas demarca-se de todas as posições assumidas publicamente por Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins, nomeadamente no que respeita à intenção de avançar judicialmente contra as autoras do capítulo do livro”, acrescentou a instituição, na mesma nota enviada à Lusa.

Após surgirem notícias sobre o capítulo, os dois investigadores negaram todas as acusações.

Atualizado 14-04-2023 19:37 Ao Porto Canal, o NASP quer deixar claro que “não participa nem subscreve cultura de cancelamento ou julgamentos em praça pública” e acredita no princípio de presunção de inocência como “elemento basilar no estado de direito democrático”.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.