Alunos de Sociologia do Porto cancelam palestra de Boaventura Sousa Santos
Porto Canal
O Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto (NASP) cancelou a palestra de Boaventura Sousa Santos agendada para 22 de abril, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, noticia a revista Visão.
O núcleo de estudantes refere “não estarem reunidas as condições de serenidade”, para que Sousa Santos encerrasse o Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia.
O sociólogo iria encerrar o encontro com a conferência “Caminhos do Ensino da Sociologia em Portugal”.
CES suspende Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins
Os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins foram suspensos de todos os cargos que ocupavam no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
O CES afirmou, em nota de imprensa, que Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins estão “suspensos de todos os cargos que ocupavam” na instituição, até ao apuramento das conclusões da comissão independente que a instituição está a constituir para averiguar as acusações de que os dois investigadores e docentes são alvo.
Três investigadoras que passaram pelo CES denunciaram situações de assédio e violência sexual por estes dois membros do centro de estudos, num capítulo do livro intitulado “Má conduta sexual na Academia - Para uma Ética de Cuidado na Universidade”, publicado pela editora internacional Routledge.
“O CES respeita o direito de resposta individual, mas demarca-se de todas as posições assumidas publicamente por Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins, nomeadamente no que respeita à intenção de avançar judicialmente contra as autoras do capítulo do livro”, acrescentou a instituição, na mesma nota enviada à Lusa.
Após surgirem notícias sobre o capítulo, os dois investigadores negaram todas as acusações.
Atualizado 14-04-2023 19:37 Ao Porto Canal, o NASP quer deixar claro que “não participa nem subscreve cultura de cancelamento ou julgamentos em praça pública” e acredita no princípio de presunção de inocência como “elemento basilar no estado de direito democrático”.
