Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos critica "arrastar" do processo do novo hospital de Barcelos

Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos critica "arrastar" do processo do novo hospital de Barcelos
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Fernando Pereira (PSD), criticou esta terça-feira o “arrastar” do processo conducente à construção de um novo hospital na cidade, sublinhando que no atual edifício as condições são “inacreditáveis”.

Em declarações à Lusa, Fernando Pereira disse que Barcelos precisa de um novo hospital “como de pão para a boca” e que população, autarcas e profissionais de saúde estão cansados “das luzes de expectativa que há dezenas de anos vão piscando intermitentemente, sem que se faça luz de uma vez por todas e o processo avance”.

“As condições do atual hospital são inacreditáveis e insustentáveis para os dias de hoje”, referiu.

Na quarta-feira, uma comissão constituída no seio da Assembleia Municipal de Barcelos vai ouvida na Comissão de Saúde na Assembleia da República, a quem dará conta da sua preocupação pela demora no avanço do processo de construção de um novo hospital naquela cidade.

Fernando Pereira lembrou que em junho de 2022 foi anunciada a constituição de um grupo de trabalho, composto por responsáveis da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), Infraestruturas de Portugal e pelo presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, para definir o novo “programa funcional” do novo hospital, elaborado em 2008.

“Na altura, foi dito que em setembro o programa funcional estaria pronto em setembro, mas até à data nada”, criticou.

O presidente da Assembleia Municipal de Barcelos sublinhou que em causa está um hospital que serve aquele concelho e ainda Esposende, num total de 154 mil habitantes.

O processo arrasta-se desde 2007, ano em que o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, atual ministro da Saúde.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

Em julho de 2018, na Assembleia da República, foram aprovados, por todos os grupos parlamentares, quatro projetos de resolução que pugnavam pela construção de um novo hospital público em Barcelos.

Os documentos descrevem o atual hospital como “uma estrutura física antiquada, funcionalmente desequilibrada e desarticulada”, que “está longe de dispor das condições apropriadas para prestar cuidados de saúde de acordo com os melhores padrões de qualidade e segurança do Serviço Nacional de Saúde".

O hospital funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).