Ovar anuncia referenciação na saúde "para norte"

Ovar anuncia referenciação na saúde "para norte"
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Ovar revelou que o Governo se comprometeu a referenciar esse município do distrito de Aveiro “para norte”, no âmbito da reorganização em curso na saúde, e o PS local reagiu dizendo-se preocupado com o “logro”.

Em causa está a polémica instalada no concelho depois de o Governo ter anunciado a criação de novas Unidades Locais de Saúde e, nesse contexto, prever a referenciação dos cerca de 55.000 utentes vareiros para os hospitais de Aveiro e Coimbra, a 50 e 100 quilómetros a sul de Ovar, quando a comunidade prefere manter a ligação já existente ao hospital do município contíguo de Santa Maria da Feira e aos seus congéneres mais a norte, de Vila Nova de Gaia e Porto.

Após alguns cancelamentos anteriores por iniciativa do Ministério da Saúde, a reunião entre o executivo social-democrata da Câmara de Ovar e Manuel Pizarro teve lugar esta segunda-feira e a autarquia anuncia agora: “Acolhendo as razões apresentadas pelo Município, o ministro da Saúde garantiu à Câmara Municipal que, independentemente do modelo de reorganização que vier a ser definido pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, a referenciação hospitalar da população de Ovar se fará para Norte”.

Fonte da autarquia acrescenta que, no mesmo encontro, Pizarro “garantiu que, previamente à decisão final, a Câmara Municipal de Ovar será auscultada”.

Segundo a autarquia, o presidente Salvador Malheiro e os vereadores Alcides Alves e Júlia Oliveira terão ainda insistido na necessidade de as estruturas locais de saúde serem reforçadas, impondo uma condição para que a Câmara venha a aceitar a descentralização de competências que o Governo tem em curso: indicaram ao ministro que esse processo “também está dependente da satisfação da referenciação hospitalar para Norte”.

Em reação ao anúncio da Câmara Municipal, o PS de Ovar diz-se “ainda mais preocupado após a reunião entre o Executivo Municipal e o Ministro da Saúde”, por considerar que a “ambiguidade” da promessa de referenciação para Norte é “um logro” com “laivos de boa notícia”, já que não há outra opção “além da integração na ULS Entre Douro e Vouga, de Santa Maria da Feira”.

“O que a Câmara Municipal de Ovar e o presidente da Câmara vêm agora dizer é que, mesmo que nos integrem na ULS de Aveiro, a referenciação – nome que utilizam para substituir a ‘liberdade de escolha’ dos munícipes de Ovar – será a Norte. Mas não pode (…) existir nenhuma ambiguidade que admita uma referenciação contrária à ULS em que seremos integrados. Isto é um logro, que não permite aos Ovarenses saberem por quanto tempo poderão recorrer a cuidados de saúde onde legitimamente devem continuar a ser atendidos, acompanhados e tratados”, defende a concelhia socialista.

O PS assume ainda “estranhar” que a Câmara vá ser auscultada “após uma reunião com o ministro que deveria ser a última e na qual a posição do Município não deveria deixar margem para dúvidas, dispensando qualquer auscultação futura”.

Isso leva os socialistas a referirem que “a ambiguidade e a falta de firmeza e de clareza demonstradas nas negociações contribuem para destruir o trabalho feito pelas forças políticas de Ovar e pelo movimento do seu povo” – que em petições e marchas de protesto já exigiu ser referenciado para a ULS da Feira.

“É nítido que este é um acordo para salvar a face dos que desde o início se esqueceram da sua terra e do povo que os elegeu. Não nos deixaremos levar por golpes palacianos que ilibem os decisores locais e nacionais da responsabilidade pela decisão”, concluem os socialistas.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.