Professor da U. Porto é uma das sete "figuras marcantes" da sociedade portuguesa destaca associação Zero

Professor da U. Porto é uma das sete "figuras marcantes" da sociedade portuguesa destaca associação Zero
| Porto
Porto Canal / Agências

A associação ambientalista Zero distinguiu sete “figuras marcantes” da sociedade portuguesa como associados honorários, celebrando assim sete anos de existência da organização. Um deles, João Talhadas dos Santos, é professor auxiliar do departamento de Biologia da Universidade do Porto.

As sete pessoas distinguidas como associados honorários são, e por ordem alfabética, Antunes Dias, biólogo e investigador; Eugénio Sequeira, engenheiro agrónomo e presidente da Liga para a Protecção da Natureza; Galopim de Carvalho, geólogo e conhecido como o pai português dos dinossauros; Helena Roseta, arquitecta; João Talhadas dos Santos, investigador no CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; Jorge Paiva, botânico e ecólogo e Luísa Schmidt, socióloga especialista nas áreas da comunicação e do ambiente.

Paulo Talhadas dos Santos, Doutor em Biologia na especialidade de Ecologia Animal, é professor auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde lecciona nas áreas de Ecologia Marinha, Recursos Naturais, Biodiversidade e ainda Educação Ambiental.

É ainda membro do CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, exerce a sua investigação nas áreas da caracterização e gestão de ecossistemas ao nível da biodiversidade e qualidade, em especial na Biologia Marinha e Estuarina e na biologia dos recursos pesqueiros, trabalhando igualmente em questões de ordenamento do território. Tem trabalhos publicados no âmbito da ecologia aquática, biologia pesqueira e ordenamento do território.

Em comunicado, refere a Zero que os sete distinguidos “são personalidades que merecem um elogio pela sua dedicação e trabalho das escalas regional à internacional, com resultados muito significativos no conhecimento e salvaguarda do património natural e construído”.

A decisão foi tomada em assembleia geral, em 1 de abril, e visou distinguir “sete figuras marcantes que têm combinado diversas vertentes de ação ao longo da sua vida, incluindo a sua conduta na administração pública em prol da sustentabilidade, a atividade científica e o envolvimento em organizações da sociedade civil”.

+ notícias: Porto

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.