Portugal e a “corrida contra o relógio” na aplicação do PRR

| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou que “"Portugal é o pais que está mais avançado dos 27 na aplicação do PRR” e que após a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "devemos aumentar em 33% a oferta de creches e residências para idosos”, frisou António Costa.

O chefe do Governo falava ao lado do Presidente da República (PR), numa visita à fábrica da Stellantis, em Mangualde. Marcelo Rebelo de Sousa, em relação ao PRR disse que é “uma corrida contra o relógio, há um prazo que termina no final de 2026, pode haver prolongamento, mas não podemos contar com isso”.

Sobre as críticas à aplicação do PRR, Marcelo afirma que o papel do PR não é avaliar o desempenho, mas sim acompanhar o processo. "Estou alerta e chamo a atenção para aquilo que pode ser, em cada momento, o despertar da atenção do governo, do PM, dos autarcas, dos portugueses em geral para um desafio que é único, é dificil", disse.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.