‘SharkTank’ da Faculdade de Economia do Porto. Universitários lançam desafio a jovens do secundário

‘SharkTank’ da Faculdade de Economia do Porto. Universitários lançam desafio a jovens do secundário
| Porto
Maria Leonor Coelho

Um grupo de 38 alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) desafiou 70 estudantes do ensino secundário, de oito escolas do Norte do país, a desenvolverem um negócio e a tentarem vendê-lo na baixa da cidade Invicta, esta quarta-feira.

Os autores desta ideia integram a StartUp Buzz, uma organização estudantil sediada na FEP, que promove o empreendedorismo junto da população académica, mas que, desta vez, quis alargar a missão ao ensino secundário.

Idealizaram o evento Buzz Cash com o intuito de preparar os jovens para o futuro que os espera. Esta quarta-feira, reuniram estudantes do Porto, Braga, Aveiro, Santo Tirso, Trofa e Espinho e convidaram-nos a dar asas à imaginação.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Durante a manhã, os participantes foram recebidos com várias atividades de integração e comunicação. Em seguida, assistiram a uma apresentação que lhes deu algumas “luzes” para que no final da manhã estivessem prontos para criar os próprios negócios.

No final da manhã foi altura de por mãos à obra. Os alunos que, entretanto, se dividiram em 14 equipas, tiveram de decidir, em grupo, qual seria o negócio que iriam vender nas ruas portuenses.

Idealizados os negócios, as equipas correram a comprar os materiais necessários para concretizar as respetivas ideias, tendo um teto máximo de cinco euros. Em seguida, deram vida aos projetos que durante a tarde desfilaram pela Invicta.

Hora de arregaçar as mangas

Às 14h30, já estavam prontos para vestir a pele de empresários e começar a negociar. O objetivo era persuadir as pessoas que se cruzavam no caminho a comprar os produtos.

Alguns grupos optaram por vender produtos como flores, marcadores de livros com frases motivacionais e pulseiras da sorte. Outros tiveram ideias diferentes e criaram jogos com prémios para os vencedores.
Tiveram três horas, para vender o “seu peixe”. O objetivo era recolher o maior valor, de forma a ganhar o Buzz Cash.

Fizeram-se à estrada para tentar vencer a atividade. Percorreram a baixa da cidade desde a Cordoaria até à Ribeira, tiveram de perder a vergonha e falar com portuenses e estrangeiros.

Porto Canal

De acordo com Vincent de Sousa, aluno do CLIB, “as reações foram 50/50”. Se por um lado, houve pessoas interessadas, que pararam para os ouvir e compraram os produtos, por outro houve quem nem sequer os deixasse explicar em que consistiam as ideias.

Isabel Ribeiro, estudante da mesma instituição, acredita que depois desta tarde está melhor preparada para os percalços do futuro. “Fez-me perceber que no mundo vamos ouvir várias vezes um não e temos de estar preparados para isso”, acrescenta.

Leonor Monteiro, estudante do Colégio D. Dinis, partilha da mesma opinião e acredita que esta atividade lhe deu mais competências ao nível da comunicação.

Terminado o dia, os estudantes regressaram a casa com a certeza de que agora estavam um passo mais perto de estar prontos para as surpresas que o futuro lhes reserva.

No total, foram arrecadados 555 euros, que converteram a favor de instituições à escolha de cada um dos grupos.

Notícia editada por Francisco Graça

 

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.