MP acusa dois funcionários da câmara de Valongo de falsificarem matrículas para infratores não pagarem multas

MP acusa dois funcionários da câmara de Valongo de falsificarem matrículas para infratores não pagarem multas
| Norte
Ana Francisca Gomes

O Ministério Público (MP) acusou dois homens de, enquanto funcionários da Câmara Municipal de Valongo, terem cometido crimes de falsificação de documento agravado e de falsidade informática, adiantou na passada quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Os dois arguidos eram responsáveis pela fiscalização do trânsito de veículos devendo, em caso de infração, preencher os modelos de aviso de contraordenação com a indicação da matrícula. O MP acusa agora estes dois funcionários de, “com o propósito de anular a coima que o infrator deveria pagar”, adulterarem as letras de matrícula, acrescentando-lhe carateres – o que levava ao “não reconhecimento dos carateres da matrícula inseridos no sistema”, tornando-se “impossível prosseguir com os autos de notícia e os processos eram arquivados pelos serviços”.

“Como consequência de tais condutas, os arguidos causaram um prejuízo ao erário público no valor total de €1.159,85 que o Ministério Público requereu que fosse declarado perdido a favor do estado e os arguidos condenados no seu pagamento”, referiu a procuradoria na sua página oficial.

Um dos arguidos é acusado de 20 crimes de falsificação de documento agravado e 20 crimes de falsidade informática, e o outro acusado de19 crimes de falsificação de documento agravado e 19 crimes de falsidade informática. “Foi requerida a condenação dos arguidos na pena acessória de suspensão do exercício de função.”

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.