Distrito do Porto é onde se registam mais queixas à polícia no Norte de Portugal

| Porto
Porto Canal

As queixas crime aumentaram no ano passado, em todos os distritos do país. São quase 343 mil queixas apresentadas, mais 42 mil queixas foram feitas junto das polícias em 2022, em comparação com 2021.

A violência doméstica continua a surgir no top-3 dos crimes mais participados em Portugal, em 2022, numa lista que inclui a condução sob efeito de álcool.

Segundo dados oficiais do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), no Norte do país, o maior número de queixas registou-se no distrito do Porto, que é o mais populoso a Norte, com mais de 51 mil denúncias, mas onde a maior parte das participações diz respeito a furtos em veículos motorizados. Só depois surge a violência doméstica.

Segue-se Aveiro com um aumento de 8,2%. Apesar de ter menos 146 mil habitantes que Braga, a ‘cidade dos arcebispos’ tem menos queixas, registando um dos menores aumentos a nível nacional – menos de 4%.

Lisboa continua a ser o distrito que mais trabalho deu aos policias no ano passado: quase 83 mil queixas crime foram apresentadas.

Os dados do RASI permitem ainda concluir que das quase 344 mil queixas, mais de 13 mil dizem respeito a criminalidade violenta e grave, representando um aumento de 14% em relação a 2021, mas se compararmos com os dados de 2019 – último ano em que não vigoraram medidas restritivas devido à covid-19, o aumento global é apenas de 2,5% e no que toca à criminalidade violenta até há decréscimo de 7,8 % de queixas.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.