Burlarte, a iniciativa que quer ensinar idosos a proteger-se de burlas

| Norte
Porto Canal

O município de Marco de Canaveses lançou a ação de sensibilização Burlarte, uma iniciativa que procura ensinar aos mais velhos formas de se protegerem do crime de burla.

Para combater e, essencialmente, prevenir este tipo de crime, que triplicou nos últimos 4 anos, a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Amarante juntou-se à Universidade Sénior do Marco de Canaveses para levar aos idosos a iniciativa Burlarte.

Contudo, a GNR de Amarante tem outras valências, com a operação Apoio 65, é feito também o acompanhamento dos idosos mais vulneráveis.

“Levamos algum alento e também algumas medidas de autoproteção, para que as pessoas se possam defender de qualquer tipo de prática criminal, nomeadamente as burlas”, frisou o comandante da GNR de Amarante ao Porto Canal.

O Burlarte foi uma experiência piloto, tendo a autarquia a intenção de fazer mais ações de sensibilização sobre este tema e não só.

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.