Indústria do tabaco rende quase 3,3 milhões de euros ao Estado por dia

Indústria do tabaco rende quase 3,3 milhões de euros ao Estado por dia
| País
Porto Canal

Os três grupos empresariais do setor do tabaco renderam, na operação e comercialização dos seus produtos, quase 3,3 milhões de euros por dia para o Estado em 2021. Este valor atinge os 1,2 mil milhões de euros anuais, representando 15% das vendas de cigarros na União Europeia.

O estudo foi elaborado pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) Executive Education, cujos resultados serão apresentados nesta quinta-feira, segundo o Jornal de Notícias (JN).

O estudo, intitulado “O impacto social e económico da indústria de tabaco em Portugal”, foi promovido pela Tabaqueira, o principal operador económico do setor do tabaco. O objetivo deste é retratar o setor de uma forma aprofundada e foca-se nos dados obtidos em 2021 em três dimensões: social, fiscal e económica.

Segundo o estudo, o setor do tabaco contribuí com “260 milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto (VAB) do produto interno bruto português” e, por cada euro investido pelos grupos do setor, são gerados 1,40 euros na economia nacional.

De acordo com o JN, o estudo demonstra a resiliência e o peso que o setor tem, representando 15% das vendas do mercado europeu, correspondente a dez vezes mais do que aquilo que a economia portuguesa representa no seio da UE.

Relativamente à mão de obra no setor industrial de tabaco, em 2021, impactou diretamente 3186 trabalhadores, mas, de acordo com o artigo publicado pelo mesmo jornal, o setor é maior quando considerada a cadeira de valor, atingindo as 43.848 pessoas.

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.