Indústria do tabaco rende quase 3,3 milhões de euros ao Estado por dia

Indústria do tabaco rende quase 3,3 milhões de euros ao Estado por dia
| País
Porto Canal

Os três grupos empresariais do setor do tabaco renderam, na operação e comercialização dos seus produtos, quase 3,3 milhões de euros por dia para o Estado em 2021. Este valor atinge os 1,2 mil milhões de euros anuais, representando 15% das vendas de cigarros na União Europeia.

O estudo foi elaborado pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) Executive Education, cujos resultados serão apresentados nesta quinta-feira, segundo o Jornal de Notícias (JN).

O estudo, intitulado “O impacto social e económico da indústria de tabaco em Portugal”, foi promovido pela Tabaqueira, o principal operador económico do setor do tabaco. O objetivo deste é retratar o setor de uma forma aprofundada e foca-se nos dados obtidos em 2021 em três dimensões: social, fiscal e económica.

Segundo o estudo, o setor do tabaco contribuí com “260 milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto (VAB) do produto interno bruto português” e, por cada euro investido pelos grupos do setor, são gerados 1,40 euros na economia nacional.

De acordo com o JN, o estudo demonstra a resiliência e o peso que o setor tem, representando 15% das vendas do mercado europeu, correspondente a dez vezes mais do que aquilo que a economia portuguesa representa no seio da UE.

Relativamente à mão de obra no setor industrial de tabaco, em 2021, impactou diretamente 3186 trabalhadores, mas, de acordo com o artigo publicado pelo mesmo jornal, o setor é maior quando considerada a cadeira de valor, atingindo as 43.848 pessoas.

+ notícias: País

PR não quer esperar mais sobre novo aeroporto. "Venha uma decisão" até ao final do ano

O Presidente da República disse este sábado, em Santarém, esperar que, depois de uma “longa espera” por um aeroporto “previsto há mais de 50 anos”, desta vez haja uma decisão, sendo que “haverá sempre quem concorde e quem discorde”.

Protesto contra o aumento do custo de vida junta manifestantes no Porto, Guimarães e Lisboa

O protesto nacional contra o aumento do custo de vida junta centenas de manifestantes por todo o país. Porto, Guimarães e Lisboa são apenas algumas das cidades que se juntaram ao movimento “os mesmos de sempre a pagar”.

António Costa: Políticos têm de respeitar o que os portugueses decidiram nas eleições

O secretário-geral do PS afirmou este sábado que os portugueses resolveram uma "grave e efetiva" crise política há um ano, referindo-se à maioria absoluta alcançada nas legislativas de 2022, cabendo agora aos políticos respeitarem essa decisão.