Professores começam greves de meio dia para contornar serviços mínimos

Porto Canal
As greves dos professores irão retomar a 17 de abril, começando no Porto e terminando em Lisboa a 12 de maio. As greves vão começar ao meio dia com 162 pré-avisos por parte das nove organizações sindicais, de forma a contornar o decretar de serviços mínimos, “sob pena de pôr em causa a sua realização e isso ser atentatório ao direito à greve”.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), para além desta ação, os professores iniciaram, esta semana, uma greve às atividades não letivas e ao último tempo.
Segundo o mesmo jornal, Mário Nogueira afirmou que se encontram marcadas mais ações, nomeadamente greve e manifestações descentralizadas no Porto e em Lisboa a 6 de junho, comemorações do Dia de Portugal na Régua a 10 de junho, a abertura da Jornada Mundial da Juventude a 1 de agosto e ações de contestação de 25 de abril a 1 de maio.
O ministro da Educação, João Costa, sublinhou ainda as aproximações entre o Governo e os sindicados e a postura dialogante destes.