Professores começam greves de meio dia para contornar serviços mínimos

Professores começam greves de meio dia para contornar serviços mínimos
| País
Porto Canal

As greves dos professores irão retomar a 17 de abril, começando no Porto e terminando em Lisboa a 12 de maio. As greves vão começar ao meio dia com 162 pré-avisos por parte das nove organizações sindicais, de forma a contornar o decretar de serviços mínimos, “sob pena de pôr em causa a sua realização e isso ser atentatório ao direito à greve”.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), para além desta ação, os professores iniciaram, esta semana, uma greve às atividades não letivas e ao último tempo.

Segundo o mesmo jornal, Mário Nogueira afirmou que se encontram marcadas mais ações, nomeadamente greve e manifestações descentralizadas no Porto e em Lisboa a 6 de junho, comemorações do Dia de Portugal na Régua a 10 de junho, a abertura da Jornada Mundial da Juventude a 1 de agosto e ações de contestação de 25 de abril a 1 de maio.

O ministro da Educação, João Costa, sublinhou ainda as aproximações entre o Governo e os sindicados e a postura dialogante destes.

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.