Recusa de documento para viajar pode estar na origem do ataque ao Centro Ismaili de Lisboa

Recusa de documento para viajar pode estar na origem do ataque ao Centro Ismaili de Lisboa
| País
Porto Canal

Na véspera do ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, Abdul Bashir recebeu um telefonema a negar um documento oficial que precisaria para a viajar com os filhos para a Suíça.

Dessa forma, e tal como avança o ‘Jornal de Notícias’ esta quinta-feira a nega deste documento poderá estar na origem do ataque que levou o refugiado afegão a matar duas assistentes sociais e a ferir um professor no Centro Ismaelita de Lisboa.

Esta é uma das hipóteses que ajuda a explicar o ato cometido por Abdul Bashir na passada terça-feira.

Segundo o diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, não há “um único indício” de terrorismo, apontando para um cenário de possível “surto psicótico”. Já esta possibilidade de que Abdul Bashir “sofrerá de problemas psiquiátricos” tinha sido levantada pela ‘SIC Notícias’.

Em conferência de imprensa na sede da Polícia Judiciária, Luís Neves confirmou que o afegão de 34 anos tinha viagem marcada com os três filhos menores e frisou a ideia de que “não havia qualquer sinal de radicalização religiosa”.

Entretanto o Ministério Público abriu um inquérito ao ataque ocorrido no Centro Ismaili em Lisboa. A investigação está a cargo da Polícia Judiciária, sob a orientação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do MP, encontrando-se sujeita a segredo de justiça.

As crianças encontram-se agora numa instituição onde poderão continuar em contacto com a comunidade e a frequentar o Centro Ismaili.

O homem de 34 anos está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e quando receber alta médica será apresentado pela Polícia Judiciária a um juiz de instrução.

Abdul Bashir, residia em Odivelas, é viúvo após ter perdido a mulher num campo de refugiados na Grécia. Chegou a Portugal em outubro de 2021, juntamente com os três filhos de quatro, sete e nove anos e era visitante assíduo do centro Ismaili onde, inclusive, ia buscar alimentos.

 

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.