Reprogramação do PRR estará em consulta pública. Trabalhos devem começar nas próximas semanas

| Economia
Porto Canal / Agências

A ministra da Presidência adiantou esta quarta-feira, no Parlamento, que os trabalhos para a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ter lugar nas próximas semanas, sublinhando que as matérias serão colocadas em consulta pública.

"Os trabalhos de reprogramação decorrerão nas próximas semanas", afirmou Mariana Vieira da Silva, que falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

Segundo a ministra, em causa estão três dimensões, nomeadamente a alocação da verba adicional que Portugal receberá (1.600 milhões de euros), tomar decisões quanto à utilização do REPowerEU em 780 milhões de euros, disponíveis nas medidas na área da energia, bem como a adequação das metas e marcos ao contexto de inflação.

Mariana Vieira da Silva, que falava na sequência de um requerimento da Iniciativa Liberal (IL), diz que será feita uma "discussão alargada" com os setores a quem estes programas se destinam, colocando ainda as medidas em discussão pública.

+ notícias: Economia

Banco Central Europeu deve aumentar as taxas de juro

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse esta quinta-feira que a instituição deve aumentar ainda mais as taxas de juros porque a inflação está muito alta.

Eurostat aponta recuo de taxa de desemprego e inflação na zona euro

A taxa de emprego e inflação recuaram, em abril. Taxa de emprego recuou para os 6,5% na zona euro e os 6,0% na União Europeia, já a taxa de inflação anual da zona euro desceu, em maio, para os 6,1% estima o Eurostat.

Ministro da Economia espera rápido fim dos impostos sobre lucros excessivos e crescimento de 3% em 2023

O ministro da Economia espera que Portugal termine 2023 com um crescimento de 3% ou “um bocadinho acima” e defende o fim do imposto sobre os lucros inesperados das empresas “assim que desapareçam as circunstâncias” que o justificaram.