Produtores de maçã de Carrazeda de Ansiães não acreditam que IVA zero vá aumentar vendas

| Economia
Porto Canal

Quem se dedica à produção do fruto diz que se vivem tempos difíceis e, depois de uma colheita má em que as receitas foram poucas, sem apoios extras há muitos produtores que correm risco de abandonar os pomares.

Nos pomares do planalto de Carrazeda de Ansiães já se trabalha na próxima campanha da maçã, naquele que é o concelho que é o maior produtor na região de Trás os Montes, onde se colhem em média 25 mil toneladas de maçã por ano.

A inclusão do fruto no cabaz de produtos essenciais é vista com bons olhos mas os produtores não acreditam que vá ter um impacto significativo nas vendas.

Para quem se dedica a produção agrícola a expectativa agora é perceber quando chegam os apoios anunciados pelo governo para a produção.

Depois de um ano difícil sem apoios complementares há muitos produtores a ponderar abandonar os pomares.

+ notícias: Economia

Prestação da casa sobe 290 euros para créditos de 150 mil euros a 12 meses

A prestação da casa paga ao banco vai subir em junho nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, agravando-se 290 euros neste último caso, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Mutualista Montepio com lucros de 90,8 milhões de euros em 2022 após crescimento de 27%

A Associação Mutualista Montepio Geral teve lucros consolidados de 90,8 milhões de euros em 2022, mais 26,9% do que em 2021.

Despesa de turistas estrangeiros em Portugal aumenta 22,5%, diz Banco de Portugal

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 22,5% e 10,0%, respetivamente, em abril, em termos homólogos, voltando a abrandar face ao mês anterior, divulgou o BdP.