Produtores de maçã de Carrazeda de Ansiães não acreditam que IVA zero vá aumentar vendas

| Economia
Porto Canal

Quem se dedica à produção do fruto diz que se vivem tempos difíceis e, depois de uma colheita má em que as receitas foram poucas, sem apoios extras há muitos produtores que correm risco de abandonar os pomares.

Nos pomares do planalto de Carrazeda de Ansiães já se trabalha na próxima campanha da maçã, naquele que é o concelho que é o maior produtor na região de Trás os Montes, onde se colhem em média 25 mil toneladas de maçã por ano.

A inclusão do fruto no cabaz de produtos essenciais é vista com bons olhos mas os produtores não acreditam que vá ter um impacto significativo nas vendas.

Para quem se dedica a produção agrícola a expectativa agora é perceber quando chegam os apoios anunciados pelo governo para a produção.

Depois de um ano difícil sem apoios complementares há muitos produtores a ponderar abandonar os pomares.

+ notícias: Economia

Banco Central Europeu deve aumentar as taxas de juro

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse esta quinta-feira que a instituição deve aumentar ainda mais as taxas de juros porque a inflação está muito alta.

Eurostat aponta recuo de taxa de desemprego e inflação na zona euro

A taxa de emprego e inflação recuaram, em abril. Taxa de emprego recuou para os 6,5% na zona euro e os 6,0% na União Europeia, já a taxa de inflação anual da zona euro desceu, em maio, para os 6,1% estima o Eurostat.

Ministro da Economia espera rápido fim dos impostos sobre lucros excessivos e crescimento de 3% em 2023

O ministro da Economia espera que Portugal termine 2023 com um crescimento de 3% ou “um bocadinho acima” e defende o fim do imposto sobre os lucros inesperados das empresas “assim que desapareçam as circunstâncias” que o justificaram.