Novo atraso. Liceu Alexandre Herculano, no Porto, não reabre em abril

Novo atraso. Liceu Alexandre Herculano, no Porto, não reabre em abril
| Porto
Ana Mota

Depois de mais de três anos de empreitada no antigo Liceu Alexandre Herculano, no Porto, a reabertura da escola sofre um novo atraso. O regresso dos alunos só deverá acontecer no próximo ano letivo. A obra está praticamente concluída mas falta o imobiliário e a testagem dos equipamentos.

O regresso dos cerca de 500 alunos estava previsto ainda para este ano letivo. A Câmara Municipal do Porto, que assumiu a responsabilidade pela obra de reabilitação e uma parte dos encargos, apontou para abril a reabertura do liceu mas a data não será cumprida.

Ao Porto Canal, Manuel Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, que tinha o desejo que os alunos do 12º ano concluíssem o ano letivo no renovado equipamento, diz que os alunos só regressam no próximo ano letivo. “A obra demorou um pouco mais daquilo que estávamos à espera porque houve alguns imprevistos. Ainda assim, sempre vimos a obra a avançar e isso tranquilizou-nos. As várias entidades conseguiram concertar as várias vontades”, explica.

Segundo Manuel Lima, a empreitada do interior do edifício já está concluída, já foi feito o levantamento das necessidades de imobiliário e já estão a ser feitos testes de equipamento. “O interior está praticamente concluído, neste momento estão a ser feitas as últimas testagens de equipamentos e está a ser dada formação ao pessoal da cantina e do bar”.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano o ideal seria que os alunos, agora no 12º ano, terminassem o ano letivo na escola onde começaram o percurso académico. “Infelizmente não será possível, o que gostava agora é que, quando a obra for entregue, os alunos pudessem experimentar e beneficiar de alguma prática letiva antes da escola abrir”.

O antigo liceu Alexandre Herculano foi palco de vários atrasos na empreitada. A reabilitação da escola custou 14 milhões de euros, suportados por fundos comunitários, Ministério da Educação e Câmara Municipal do Porto. Depois da intervenção no edifício, segue-se uma segunda empreitada de arranjos exteriores. Em falta está a construção do campo de jogos coberto.

O Porto Canal contactou a GO Porto, empresa municipal responsável pela obra, que não respondeu em tempo útil às questões colocadas.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.