Estudo afirma que a mudança da hora afeta negativamente o sono

Estudo afirma que a mudança da hora afeta negativamente o sono
| País
Porto Canal

A mudança da hora, que aconteceu no domingo passado, afeta negativamente o sono, sobretudo para pessoas noctívagas e adolescentes, de acordo com estudo.

Liderado por Cátia Reis, investigadora pós-doutorada do Instituto de Medicina Molecular (iMM) João Lobo Antunes, prova que o organismo procura pistas ambientais, nomeadamente a luz solar, e não se engana pelos ponteiros do relógio.

O trabalho foi publicado pela revista científica “Journal of Pineal Research”, a 21 de março, e mostra que a mudança da hora cria um aumento da distância entra a hora do relógio e a hora do sol, provocando um desfasamento com a hora biológica. Isto acontece porque, a biologia humana responde à luz solar.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a investigação analisou 82 pacientes do Centro de Medicina do Sono (CENC), em Lisboa. A análise passava por registas os horários de sono e a hora de produção da hormona que o corpo produz na ausência de luz e induz ao sono, denominada por melatonina.

A investigadora verificou que, a mudança de horário, traduz-se numa “perda sustentada de sono”, uma vez que “retira uma hora de luz pela manhã, quando precisamos de luz para degradar a melatonina, e adiciona-a à noite, quando precisamos de escuridão para produzir melatonina”.

Segundo o JN, a mudança do relógio afeta sobretudo os adolescentes, “que não mais noctívagos”, sendo particularmente grave uma vez que os jovens se encontram numa fase com maior exigência em termos cognitivos e relacionais.

A investigadora afirma ainda que, outros estudos, apontam para outras implicações negativas para o aumento da distância entre o tempo solar e o tempo biológico, nomeadamente um maior risco de desenvolver algumas doenças e o aumento da frequência de acidentes nos dias após a mudança da hora.

Atualmente, de acordo com o JN, a investigadora Cátia Reis, está a participar noutro trabalho sobre o sono e a influência da luz que envolve, vários países da Europa, como a Espanha, a Itália e a Finlândia.

+ notícias: País

PR não quer esperar mais sobre novo aeroporto. "Venha uma decisão" até ao final do ano

O Presidente da República disse este sábado, em Santarém, esperar que, depois de uma “longa espera” por um aeroporto “previsto há mais de 50 anos”, desta vez haja uma decisão, sendo que “haverá sempre quem concorde e quem discorde”.

Protesto contra o aumento do custo de vida junta manifestantes no Porto, Guimarães e Lisboa

O protesto nacional contra o aumento do custo de vida junta centenas de manifestantes por todo o país. Porto, Guimarães e Lisboa são apenas algumas das cidades que se juntaram ao movimento “os mesmos de sempre a pagar”.

António Costa: Políticos têm de respeitar o que os portugueses decidiram nas eleições

O secretário-geral do PS afirmou este sábado que os portugueses resolveram uma "grave e efetiva" crise política há um ano, referindo-se à maioria absoluta alcançada nas legislativas de 2022, cabendo agora aos políticos respeitarem essa decisão.