Câmara de Braga e Igreja disputam posse do Parque da Ponte há mais de uma década

Câmara de Braga e Igreja disputam posse do Parque da Ponte há mais de uma década
| Norte
Porto Canal

Há mais de dez anos que a Câmara de Braga e a arquidiocese disputam judicialmente a posse dos terremos do Parque da Ponte. De acordo com os tribunais de primeira e segunda instância, a razão está do lado da autarquia. Um acórdão do Tribunal Constitucional determinou, a 8 de fevereiro, que o Supremo Tribunal de Justiça poderá analisar o recurso da Igreja à sentença dada no Tribunal da Relação de Guimarães.

A disputa começou, de acordo com o jornal PÚBLICO, em agosto de 2011, quando a Câmara de Braga decidiu requalificar o Parque da Ponte, um espaço de 24 mil metros quadrados, localizado na atual União das freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto. Atualmente, o local é recebe as festas populares de São João e é um dos mais frequentados da cidade.

Liderada por Mesquita Machado (PS), a autarquia renovou o parque, construindo um parque de estacionamento, novas infra-estruturas elétricas e pavimentos e uma videoteca municipal. Nesse mesmo ano, o parque chegou a receber um prémio de reabilitação e requalificação do espaço público atribuído pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Apesar disso, de acordo com o PÚBLICO, a Igreja contestou a empreitada e interpôs uma providência cautelar de embargo, alegando que a área que configura o Parque da Ponte lhe pertencia. Na ação, a arquidiocese defendia que a obra ocorreu na Quinta da Mitra que seria propriedade da Igreja desde o século XV e, mais recentemente, a partir do século XIX e até ao século XX, era o local favorito do arcebispo de Braga para passar os períodos de férias festivas.

De acordo com o mesmo jornal, no início do século XX, a lei de separação do Estado da Igreja resultou na cedência dos terrenos à Câmara Municipal de Braga, com o objetivo de serem construídos um parque e um horto municipal.

O argumento terminaria por ser insuficiente para parar a obra e o tribunal civil de Braga julgou o procedimento cautelar improcedente a 7 de fevereiro de 2012. Nesse mesmo dia, D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz da Igreja, inscreveu o direito de propriedade do parque na Conservatória do Registo Predial de Braga, em nome da Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Adrião.

A providência cautelar e o registo na conservatória viriam a espoletar um litígio que se mantem até esta quarta-feira e que, de acordo com o PÚBLICO, sempre deu razão à câmara. O município argumenta, segundo o mesmo jornal, que o parque constitui um “espaço de livre acesso ao público, sem restrições, e mantido, conservado e cuidado exclusivamente pela Câmara Municipal de Braga”, desde “os inícios de 1800”.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.