FC Porto (Andebol): Subida íngreme para a liderança

FC Porto (Andebol): Subida íngreme para a liderança
| Desporto
Porto Canal

FC Porto venceu o Avanca (33-29) num jogo em atraso da 16.ª jornada do Andebol 1.

O jogo europeu frente ao Zagreb adiou o desfecho que já se adivinhava e que se confirmou na noite desta segunda-feira no Dragão Arena. Num jogo em atraso da 16.ª jornada do campeonato nacional, o FC Porto bateu o Avanca por 33-29 e subiu à liderança do Andebol 1 apesar da boa réplica dada pelos visitantes, que obrigaram Magnus Andersson a parar o jogo em três ocasiões. Os Dragões somam 54 pontos ao cabo de 19 jogos, mais um do que os restantes conjuntos.

Os portistas abriram uma vantagem de quatro golos desde cedo, mas a ineficácia momentânea em ambas as partes do campo, aliada ao mérito adversário de nunca desistir de alcançar os tricampeões no marcador, levou a que a diferença (12-8) se esfumasse e obrigou Magnus Andersson a pedir um desconto de tempo (13-13). Em alerta devido ao que sucedia dentro das quatro linhas, o técnico sueco utilizou a experiência de Fábio Magalhães como arma de fogo e, com atenção redobrada, os da Invicta terminaram a etapa inaugural com um parcial expressivo de 7-1 nos últimos cinco minutos (20-14).

A etapa complementar não foi do agrado de Magnus Andersson que, perante uma passividade inicial da formação azul e branca, pediu um timeout logo ao nono minuto com 24-20 no placar e voltou a levar o cartão verde à mesa com dez minutos por se jogarem na partida, numa altura em que o Avanca, impulsionado pelas boas exibições dos seus guarda-redes, reduziu para apenas dois golos a desvantagem face a um FC Porto abaixo dos níveis habituais, principalmente na defesa. Ao contrário do que se previa, o resultado permaneceu em aberto até ao final, mas confirmou-se o triunfo e a ascensão ao topo da tabela classificativa (33-29).

“Estou muito satisfeito por termos ganho, mas foi um jogo horrível. Jogámos os últimos três ou quatro jogos muito bem, treinámos bem, mas hoje não sei o que aconteceu. Não tenho nenhum bom apontamento, a equipa fez um jogo terrível”, afirmou o treinador portista após o término do encontro.

Segue-se um clássico nos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto desloca-se a Braga para defrontar o ABC (sexta-feira, 7 de abril, 15h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-AVANCA, 33-29
Andebol 1, 16.ª jornada
28 de março de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Vânia Sá e Marta Sá

FC PORTO: Sebastian Frandsen e Nikola Mitrevski (g.r); Pedro Valdés (1), André Sousa (1), Pedro Cruz, Nikolaj Laeso (6), Rui Silva, Daymaro Salina (3), Ignacio Plaza, Jack Thurin (7), Mamadou Diocou (1), Leonel Fernandes (2), Diogo Branquinho (1), António Areia (4), Miguel Alves (1) e Fábio Magalhães (6)
Treinador: Magnus Andersson

AVANCA: Luís Silva e Bruno Lima (g.r); Ciprian Popovici (3), Rodrigo Francisco, Reylan Gonzalez, Xavier Barbosa, Lourenço Santos (6), Gonçalo Silva (2), Bruno Castro, Daniel Vieira (7), Adonys Abreu (1), Fábio Silva (9), Rúben Santos, Petru Michnea (1) e Edmilson Ribeiro
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 20-14

+ notícias: Desporto

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).