Nova esquadra da PSP de Vila do Conde vai custar 3,5 milhões de euros

Nova esquadra da PSP de Vila do Conde vai custar 3,5 milhões de euros
| Norte
Porto Canal / Agências

A obra para construção da nova esquadra da PSP em Vila do Conde, distrito do Porto, já foi adjudicada, por 3,5 milhões de euros, e ainda este ano os trabalhos devem ter início, anunciou esta terça-feira o presidente da câmara.

“Finalmente, esta autarquia conseguiu resolver um problema que se arrastava a demasiado tempo. O processo está agora apenas preso por detalhes, faltando uma portaria do Governo, que será publicada nas próximas semanas, para seguir para o Tribunal de Contas para o visto final. Acredito que já em setembro ou outubro as obras possam arrancar”, disse o autarca vila-condense, Vítor Costa.

A nova esquadra da PSP, que será construída perto do centro da cidade, num terreno cedido pela autarquia, irá substituir as atuais instalações desta força policial, que funcionam num edifício municipal, na zona ribeirinha, e deve ficar concluída em 2025.

“A atual esquadra já não tem as condições que se exige para que os agentes que cuidam da nossa segurança exerçam a suas funções. A obra terá um prazo de execução de 18 meses, mas, já prevendo algum atraso, julgo que em dois anos, no máximo, estará concluída”, antecipou Vítor Costa.

A câmara municipal será a responsável pela empreitada, mas o financiamento virá do orçamento de Estado, algo já acordado com o ministério da Administração Interna, tendo adjudicação da obra sido feita por júri independente.

Quanto às atuais instalações da PSP em Vila do Conde, Vítor Costa referiu que serão reconvertidas para utilização das associações do concelho.

“Mal seja feita a mudança, haverá oportunidade para que o edifício possa servir algumas das nossas associações, pois há sempre uma míngua de espaços para estas instituições desenvolverem as suas atividades”, concluiu Vítor Costa.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.