Assoreamento no Porto da Póvoa de Varzim deixa centenas de pescadores em risco

Assoreamento no Porto da Póvoa de Varzim deixa centenas de pescadores em risco
| Norte
Porto Canal

O assoreamento no Porto da Póvoa de Varzim deixa centenas de pescadores em risco. De acordo com o Jornal de Notícias, o plano plurianual de dragagens parou por falta de orçamento disponível e, para já, ainda não há data para retomar.

Segundo o JN, há mais de uma dezena de barcos que estão encostados no cais há já vários anos. Segundo o último relatório da DGRM, há 149 barcos que estão licenciados no porto da Póvoa de Varzim, mas são cerca de 30 os que estão realmente a operar.

Neste porto é visível um grande manto de areia que dificulta o trabalho destes profissionais que se queixam ainda que o paredão de betão que foi construído pela Câmara em 2021 veio dificultar a situação. “É um obstáculo. Antes as areias iam ter ao fundo do porto. Agora, batem no betão, voltam para trás e ficam aqui no meio”, explicaram ao JN.

De recordar que em julho de 2021 foi assinado o plano plurianual de dragagens dos portos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende e Vila Praia de Âncora. Na altura, o Ministério do Mar anunciou que, com este plano em vigor, seriam dragados 525 metros cúbicos de areia, por 3,4 milhões de euros.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.