Assoreamento no Porto da Póvoa de Varzim deixa centenas de pescadores em risco

Assoreamento no Porto da Póvoa de Varzim deixa centenas de pescadores em risco
| Norte
Porto Canal

O assoreamento no Porto da Póvoa de Varzim deixa centenas de pescadores em risco. De acordo com o Jornal de Notícias, o plano plurianual de dragagens parou por falta de orçamento disponível e, para já, ainda não há data para retomar.

Segundo o JN, há mais de uma dezena de barcos que estão encostados no cais há já vários anos. Segundo o último relatório da DGRM, há 149 barcos que estão licenciados no porto da Póvoa de Varzim, mas são cerca de 30 os que estão realmente a operar.

Neste porto é visível um grande manto de areia que dificulta o trabalho destes profissionais que se queixam ainda que o paredão de betão que foi construído pela Câmara em 2021 veio dificultar a situação. “É um obstáculo. Antes as areias iam ter ao fundo do porto. Agora, batem no betão, voltam para trás e ficam aqui no meio”, explicaram ao JN.

De recordar que em julho de 2021 foi assinado o plano plurianual de dragagens dos portos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende e Vila Praia de Âncora. Na altura, o Ministério do Mar anunciou que, com este plano em vigor, seriam dragados 525 metros cúbicos de areia, por 3,4 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025

Vila Nova de Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025, apresentando como um dos seus principais trunfos as 201 associações do concelho, que promovem 78 modalidades envolvendo 50.757 praticantes regulares, foi anunciado esta sexta-feira.

"Vamos assombrar o Governo". Manifestação de professores marcada para a reunião da Comissão Nacional do PS em Matosinhos

O Presidente do Partido Socialista, Carlos César, convocou a reunião da Comissão Nacional para este sábado, dia 3 de junho, pelas 14h30,no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e os professores não vão deixar passar este dia em vão. 

Porto e Vila Nova de Gaia, uma história sobre pontes 

A nova ponte sobre o rio Douro, que será construída para servir a linha rubi do Metro do Porto, terá o nome de "Ponte Dona Antónia Ferreira".