‘Vice’ do PSD acusa Governo de falta de investimento na Justiça

| Política
Porto Canal

Mais de 21 mil diligências foram adiadas por causa da paralisação nos tribunais, sendo a comarca do Porto uma das mais afetadas.

Desde fevereiro, foram adiadas mais de 21 mil diligências judiciais a nível nacional, com a comarca do Porto a destacar-se devido ao adiamento de mais de 4 mil diligências, 20% do total nacional, entre 15 de fevereiro e 17 de março.

O vice-presidente do PSD, Paulo Cunha, destaca a falta de recursos e o défice de funcionários nos tribunais que refletem um desinvestimento do Governo na justiça portuguesa.

“Há um défice de funcionários de justiça que ultrapassa já o milhar. Há mais de mil lugares de funcionários de justiça que deviam ser preenchidos e que não sendo preenchidos contribuem e muito para esta paralisação” referiu.

O social democrata assegura que esta paralisação é consequência da insensibilidade do Governo perante as reais necessidades dos tribunais.

Na semana passada, foi aprovado o parecer pedido pelo Ministério da Justiça sobre a greve dos funcionários judiciais.

O Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República considera a greve ilegal e alerta para as possíveis consequências como processos disciplinares e perdas de salários.

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.