Ex-ministra da Cultura diz que é um erro transferir gestão dos museus e monumentos para Lisboa

| País
Porto Canal

Isabel Pires de Lima disse, na Tarde Informativa do Porto Canal, que é um erro transferir para Lisboa a gestão dos Museus e dos Monumentos.

“Nós estávamos num processo, claramente, de descentralização, que foi bem recebido pelas delegações regionais de cultura, que foi bem recebido pelos autarcas”, frisou Isabel Pires de Lima destacando que “os orçamentos dos municípios para a cultura têm aumentado muitíssimo”.

Em causa está a vontade de o Ministério da Cultura querer passar a gestão de sete museus do Norte para a Direção-Geral do Património em Lisboa.

A antiga ministra da Cultura não entende por que houve uma mudança no processo de descentralização destas competências para as autarquias. “Parece-me que é uma atitude que vai às avessas do processo de descentralização, já para não falar da regionalização, porque continuamos nestas hesitações que a todo o momento ganham nuances diferentes, mas na verdade parece-me um erro”, afirmou a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

A 20 de março os autarcas do Norte consideram que a decisão do Ministério da Cultura de voltar a centralizar a gestão dos museus não faz sentido e contraria todo o processo de descentralização que se tem vindo a implementar.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados