Governo divulga lista dos alimentos que vão estar isentos de IVA

| País
Porto Canal

O governo português assinou esta segunda-feira à tarde um acordo com entidades responsáveis pela distribuição e produção tendo em vista a fixação de IVA zero em certos produtos alimentares considerados essenciais.

Marcou presença António Costa, em conjunto com outros três ministros: a ministra agricultura, Maria do Céu Antunes, ministro da economia, António Costa Silva, e ministro das finanças, Fernando Medina.

Eduardo Oliveira e Sousa foi o primeiro a falar, referindo que este acordo assinado “não é uma promessa, nem um gole de magia, mas é um compromisso que os agricultores têm mantido com o povo, como mostraram durante a pandemia.”. O presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) revelou ainda que este pacto pode atingir um terço dos valor anual dos pagamentos associados à PAC (Política Agrícola Comum).

Durante a sua intervenção, Gonçalo Lobo Xavier afirmou que "em boa hora é agora corrigida para uma evolução natural para combate à inflação em que todos somos chamados”. Para o Diretor Geral da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), “não chegava apenas baixar o IVA, era preciso apoiar a produção nacional”.

A lista completa de bens aos quais será aplicado o IVA zero, divulgada pelo Governo:

- Pão
- Batata
- Massa
- Arroz
- Cebola
- Tomate
- Couve flor
- Alface
- Brócolos
- Cenoura
- Courgette
- Alho francês
- Abóbora
- Grelos
- Couve portuguesa
- Espinafres
- Nabo
- Maçã
- Banana
- Laranja
- Pera
- Melão
- Feijão vermelho
- Feijão frade
- Grão de bico
- Ervilhas
- Leite de vaca
- Iogurtes
- Queijo
- Carne de porco
- Frango
- Carne de peru
- Carne de vaca
- Bacalhau
- Sardinha
- Pescada
- Carapau
- Atum em conserva
- Dourada
- Cavala
- Ovos de galinha
- Azeite
- Óleos vegetais
- Manteiga

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".