15 anos depois, igreja em Viana do Castelo reabre a tradição pascal

15 anos depois, igreja em Viana do Castelo reabre a tradição pascal
| Norte
Porto Canal / Agências

A igreja de São Bento, em Viana do Castelo, reabre na Quinta-Feira Santa para a tradicional visita às igrejas, mais de 15 anos depois de ter deixado de fazer parte daquele roteiro por falta de condições de segurança.

“Foi renovado o soalho e vamos poder abrir na Quinta-Feira Santa para a visita às igrejas. Há mais de 15 anos que não podíamos abrir nessa noite porque o soalho estava todo podre e não oferecia condições de segurança. Nessa noite há sempre muita gente e o soalho da igreja não aguentava a pressão”, afirmou o padre Armando Dias.

Em declarações à agência Lusa, à margem da apresentação do programa Páscoa Doce, apresentado publicamente esta segunda-feira, o padre da Sé Catedral de Viana do Castelo adiantou que, além do soalho, a recuperação realizada no templo, construído em 1549, “incluiu a remoção da madeira do altar-mor, que estava podre e ficou a estrutura primitiva, toda em pedra”.

“Pode ver-se a sepultura do fundador ou fundadora do convento. Também apareceu um túmulo do século XVI, na parede lateral que também está visível, coberto com um vidro”, explicou o vigário judicial da Diocese de Viana do Castelo.

Armando Dias, que é também vigário para o clero, explicou que a intervenção, orçada em cerca de 30 mil euros, incluiu uma limpeza dos azulejos, dando “outra dignidade” que, habitualmente, “abria ao domingo, com muito menos gente, para a celebração da eucaristia”.

A igreja, situada na União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, nas proximidades do terreno onde existia o prédio Coutinho, entretanto desconstruído, fazia parte do convento de São Bento, das irmãs Beneditinas.

“O convento foi expropriado e foi, praticamente, desfeito. Ainda restaram uma parte dos claustros Em muitas casas contíguas à igreja ainda se podem ver o arcos do convento”, especificou.

Armando Dias adiantou que, no total, na noite de Quinta-Feira Santa, 22 igrejas de Viana do Castelo vão abrir portas à visitas dos fiéis entre as 20h00 e as 24h00.

Manda a tradição que a visita, que mobilizava milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

O roteiro pelas igrejas de Viana do Castelo, retomada em 2022 após a pandemia de covid-19, é uma tradição que integra o programa Páscoa Doce, promovido pela câmara municipal, Diocese e Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

A programação “une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação”, sendo que este ano, “uma das novidades é a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República de 5 a 8 de abril, com produtos gastronómicos associados a esta celebração”.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.