Mostra de teatro em Braga reúne artistas de oito países e homenageia Ucrânia

Mostra de teatro em Braga reúne artistas de oito países e homenageia Ucrânia
| Norte
Porto Canal/Agências

Cerca de 50 artistas de oito países vão participar na segunda edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) que decorrerá de um a seis de maio, e que tem como objetivo “contribuir para a paz”, anunciou a organização esta segunda-feira. 

Organizada pela Companhia de Teatro de Braga (CTB), a MIT vai contar com a presença de criações, artistas e representantes de teatro de Portugal, Itália, Chipre, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Ucrânia.

“Na MIT 2023, terá lugar uma homenagem à luta pela liberdade travada pelo povo ucraniano e seus artistas”, disse o diretor da CTB.

Segundo Rui Madeira, o apuro das bilheteiras de dois dos espetáculos da mostra será “inteiramente destinado” ao Teatro de Kershon, da Ucrânia, com quem a CTB tem “uma longa e rica colaboração”.

Durante a MIT 2023, terão lugar 16 representações, repartidas pelo Theatro Circo, em Braga, pelo Teatro Gil Vicente, em Barcelos, e pela Quinta da Caverneira, na Maia.

“Esta mostra internacional visa contribuir para a paz, a diversidade cultural e a coesão social, através da arte teatral”, afirmou Rui Madeira.

Todos os espetáculos, à exceção de um em italiano, serão legendados em português.

Um dos espetáculos será levado a cena por artistas ucranianos refugiados em Portugal, ao abrigo do Projeto Palco – Uma Casa do Mundo, da responsabilidade da CTB, em parceria com a União dos Artistas de Teatro da Ucrânia.

O diretor do CTB adiantou que dentro de dois anos, em 2025, o certame pretende ganhar um O, passando de MIT para MITO, assumindo-se como um Grande Festival Internacional de Teatro e Ópera Clássicos.

Nesse ano, a mostra deverá reunir representantes de estruturas de criação e de festivais dos 23 países que compõem a Eurásia Theater Association (ETA), estrutura parceira na organização da MIT.

A partir desse ano, o MIT terá como palco privilegiado as ruínas do Teatro Romano, em Braga.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.