Mostra de teatro em Braga reúne artistas de oito países e homenageia Ucrânia

Mostra de teatro em Braga reúne artistas de oito países e homenageia Ucrânia
| Norte
Porto Canal/Agências

Cerca de 50 artistas de oito países vão participar na segunda edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT) que decorrerá de um a seis de maio, e que tem como objetivo “contribuir para a paz”, anunciou a organização esta segunda-feira. 

Organizada pela Companhia de Teatro de Braga (CTB), a MIT vai contar com a presença de criações, artistas e representantes de teatro de Portugal, Itália, Chipre, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Ucrânia.

“Na MIT 2023, terá lugar uma homenagem à luta pela liberdade travada pelo povo ucraniano e seus artistas”, disse o diretor da CTB.

Segundo Rui Madeira, o apuro das bilheteiras de dois dos espetáculos da mostra será “inteiramente destinado” ao Teatro de Kershon, da Ucrânia, com quem a CTB tem “uma longa e rica colaboração”.

Durante a MIT 2023, terão lugar 16 representações, repartidas pelo Theatro Circo, em Braga, pelo Teatro Gil Vicente, em Barcelos, e pela Quinta da Caverneira, na Maia.

“Esta mostra internacional visa contribuir para a paz, a diversidade cultural e a coesão social, através da arte teatral”, afirmou Rui Madeira.

Todos os espetáculos, à exceção de um em italiano, serão legendados em português.

Um dos espetáculos será levado a cena por artistas ucranianos refugiados em Portugal, ao abrigo do Projeto Palco – Uma Casa do Mundo, da responsabilidade da CTB, em parceria com a União dos Artistas de Teatro da Ucrânia.

O diretor do CTB adiantou que dentro de dois anos, em 2025, o certame pretende ganhar um O, passando de MIT para MITO, assumindo-se como um Grande Festival Internacional de Teatro e Ópera Clássicos.

Nesse ano, a mostra deverá reunir representantes de estruturas de criação e de festivais dos 23 países que compõem a Eurásia Theater Association (ETA), estrutura parceira na organização da MIT.

A partir desse ano, o MIT terá como palco privilegiado as ruínas do Teatro Romano, em Braga.

+ notícias: Norte

Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025

Vila Nova de Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025, apresentando como um dos seus principais trunfos as 201 associações do concelho, que promovem 78 modalidades envolvendo 50.757 praticantes regulares, foi anunciado esta sexta-feira.

"Vamos assombrar o Governo". Manifestação de professores marcada para a reunião da Comissão Nacional do PS em Matosinhos

O Presidente do Partido Socialista, Carlos César, convocou a reunião da Comissão Nacional para este sábado, dia 3 de junho, pelas 14h30,no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e os professores não vão deixar passar este dia em vão. 

Porto e Vila Nova de Gaia, uma história sobre pontes 

A nova ponte sobre o rio Douro, que será construída para servir a linha rubi do Metro do Porto, terá o nome de "Ponte Dona Antónia Ferreira".